Campanha “Solidarize” recebe doações de computadores
Equipamentos serão destinados a estudantes que não tenham computador ou notebook e nem possuam condições financeiras de adquiri-los

Publicado em: 07 de julho de 2020 11h07min / Atualizado em: 07 de julho de 2020 14h07min

O movimento de promoção da cultura de empreendedorismo e inovação do Campus Chapecó, “Empreende UFFS”, lançou a campanha “Solidarize”. A ideia é arrecadar computadores – desktops ou notebooks – que não estão sendo utilizados para destinar a estudantes da UFFS – Campus Chapecó em situação de vulnerabilidade.

“Vimos ações como essa em outros lugares. Como a pandemia vem se prolongando, nos mobilizamos para encontrar uma alternativa”, comenta a membro do “Empreende UFFS” e professora Kelly Tosta. Conforme ela, tudo foi organizado muito rapidamente e, em cinco dias, a campanha já estava sendo divulgada.
Isso foi possível em função da parceria da Direção da UFFS – Campus Chapecó e do apoio do Setor de Assuntos Estudantis (SAE), que contribuirá na criação dos critérios de concessão dos equipamentos, entendendo quem é o público vulnerável da UFFS – Campus Chapecó. “Estamos amadurecendo esses critérios”, pondera Larissa Back, chefe do SAE.

O grupo ainda conta com o auxílio externo: empresas que estão recebendo os equipamentos, atuando como pontos de coleta. Além disso, de acordo com a professora, foi essencial o contato já existente com entidades e instituições de base tecnológica, com as quais o “Empreende UFFS” está bastante envolvido.

Conforme Kelly, em épocas sem pandemia já era perceptível a dificuldade dos estudantes com os equipamentos. “Muitos utilizavam no estágio ou no trabalho, outros utilizavam um mesmo equipamento com várias pessoas, que moravam em república, e outros, ainda, faziam tarefas e trabalhos nos computadores dos laboratórios. Com a pandemia, isso ficou muito mais complicado”, explica. “A ação de solidariedade realizada pelo Empreende UFFS contribuirá sobremaneira com os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que não possuem computadores para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e que não têm condições de adquiri-los”, frisa Larissa.

Depois da arrecadação, professores e estudantes do curso de Ciência da Computação já se comprometeram, segundo a professora, com a recuperação das máquinas.

Saiba mais:

Entre em contato com o “Empreende UFFS”: empreendeuffs@gmail.com

Siga o projeto nas redes sociais: Instagram:@empreendeuffs / Facebook: facebook.com/empreendeuffs/

Pontos de coleta dos computadores:

• CasaMake / Amplimed: Av. Getúlio Dorneles Vargas, 4135 - N - Líder, Chapecó - SC, 89805-186.
  • Pipet: R. Minas Gerais, 406e - Centro, Chapecó - SC, 89801-200.
  • Terra Escape (OBS.: somente no período da tarde): Av. Nereu Ramos 970e Salas 7 e 11 - Centro, Chapecó - SC, 89801-106.