Atividades são retomadas no Bloco A
Segundo laudo da empresa que projetou e executou a estrutura do prédio, não há anomalias estruturais

Publicado em: 24 de maio de 2018 13h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2018 17h05min

A manhã de quinta-feira (24) foi dedicada a averiguar a rachadura que aconteceu na parede de vedação da Secretaria Acadêmica, no Bloco A da UFFS – Campus Chapecó. O Tenente Massarani, do Corpo de Bombeiros, o engenheiro civil da Rotesma (empresa que projetou e executou a estrutura), Fábio Morandini, e o Secretário Especial de Obras, Rodrigo Emmer, verificaram que o problema foi em uma parede de vedação, e, portanto, não é parte estrutural do prédio. Um relatório foi emitido pela Rotesma, garantindo “a estabilidade, segurança, solidez e habitabilidade da obra no que diz respeito à estrutura de concreto armado e protendido”. Com o laudo, as atividades estão RETOMADAS à tarde.

A Diretora do Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, e a Coordenadora Administrativa, Ana Cláudia Lara, também acompanharam, desde cedo, as avaliações.

Segundo o Tenente Massarani, “não há demonstração, nas partes estruturais, quanto a alteração que venha a causar um colapso estrutural. O que se percebe são apenas alterações na parte de preenchimento, na parte de alvenaria, em si, mas na parte estrutural não tem nenhum sinal. Não tem nenhum sinal que justifique tomar a ação de um auto de interdição. Não há sinal que impeça o uso da edificação”.

Conforme o Secretário Especial de Obras, depois da verificação de todos os andares, nenhum ponto que possa comprometer a estrutura foi encontrado. “A estrutura, em si, está em perfeitas condições. O que aconteceu foi provavelmente em função de uma alteração térmica, em cima de uma alvenaria que tinha pouca resistência naquele local (entre duas janelas). Desde ontem (quarta-feira) eu verifiquei que não precisava interditar, mas por questão de precaução, pedimos a opinião de outros”, pontuou.

A Diretora da UFFS – Campus Chapecó reforçou que o prédio foi evacuado na noite de quarta-feira “numa medida de prevenção e preocupação nossa e também da chefe da Secretaria Acadêmica, Josiana Kempka, que trabalha no local, face ao barulho que aconteceu em função da ruptura da parede frontal da secretaria. Foram acionados bombeiros, Defesa Civil e a empresa responsável pela parte estrutural para garantir que esse é um bloco seguro para nossas atividades. Agora podemos dar continuidade nas nossas atividades, pensando sempre na segurança das pessoas que circula nesse bloco”. Ela ainda reforçou: “Todos podemos ficar tranquilos com as atividades no Bloco A do Campus Chapecó”.

O engenheiro civil da Rotesma emitiu um relatório atestando que “não foram observadas anomalias a respeito da estrutura da obra, sendo que os apoios das vigas e lajes estão em perfeito estado. Essas fissuras ocorreram em função da dilatação e contração térmica da obra. Esse é o processo no qual os materiais se expandem e se retraem em função da variação da temperatura”. E finaliza: “A Rotesma Artefatos de Cimento Ltda na condição de responsável técnica pelo projeto e execução da estrutura (fundações, vigas, lajes e escadas) garante a estabilidade, segurança, solidez e habitabilidade da obra no que diz respeito à estrutura de concreto armado e protendido”.

No final da manhã, o documento foi levado à Defesa Civil, que no início da tarde já havia liberado o seu parecer (abaixo) e liberado o uso do Bloco A.