Atividade de formação sobre o consumo de álcool e drogas acontece no Campus Chapecó
Haverá certificação aos participantes do evento

Publicado em: 13 de abril de 2017 13h04min / Atualizado em: 19 de abril de 2017 09h04min

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e o Setor de Assuntos Estudantis realizam nos dias  24 de abril e também nos dias 09 e 16 de maio, das 16h às 18h, uma atividade de formação com o tema “O consumo nocivo de álcool e outras drogas: o cuidado, o estigma e a implicação curricular”. Podem participar da atividade servidores docentes e técnico-administrativos.

cartaz com o título do evento
Segundo a professora do curso de Enfermagem do Campus Chapecó que conduzirá o evento, Marcela Furlan de Leo, os principais objetivos da atividade são reconhecer as representações construídas social e culturalmente a respeito das substâncias psicoativas e do uso que a sociedade faz delas e construir coletivamente noções conceituais sobre o consumo de substâncias na sociedade e dos mitos relacionados que prejudicam a inserção social. “Com a formação vamos fundamentar ideias sobre o autocuidado, a qualidade de vida, o cuidado com a saúde e a minimização dos danos causados pelo consumo de substâncias psicoativas, propor uma reflexão coletiva sobre a apropriação do tema e fomentar um debate sobre a tolerância e o respeito às liberdades individuais”, explicou.
A metodologia que será usada nos quatro encontros inclui rodas de conversa, discussão dirigida de textos e produção de conteúdo pelo grupo. Além disso, em um dos encontros haverá a participação do psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Oneide Figueiredo.
De acordo com a pedagoga do NAP, Dariane Carlesso, a demanda pela discussão foi encaminhada pelo SAE, pois o tema está presente em diferentes espaços da comunidade universitária. “Dessa forma, é uma importante demanda de formação para os profissionais que atuam na universidade, seja corpo técnico-administrativo ou docente”, concluiu.