Artigo de pesquisa desenvolvida na UFFS – Campus Chapecó é escolhido como o melhor em evento
Trabalho de Iniciação Científica gerou o artigo e o grupo vai estendê-lo para publicação na Revista Brasileira de Computação Aplicada (RBCA)

Publicado em: 12 de abril de 2017 17h04min / Atualizado em: 13 de abril de 2017 08h04min

O melhor artigo de pesquisa completo apresentado na Escola Regional de Banco de Dados em 2017 foi produzido na UFFS – Campus Chapecó. A partir do trabalho realizado na Iniciação Científica, o professor Guilherme Dal Bianco e os estudantes Luan Félix Pimentel e Igor Lemos Vicente escreveram o artigo “Redblock: uma ferramenta para a deduplicação de grandes bases de dados em tempo real”, que recebeu a menção honrosa no evento.

O projeto, iniciado em agosto de 2016, trabalha com o processamento massivo de dados. O objetivo do trabalho é promover a integração de dados, como informações oriundas do Twitter, evitando o acúmulo de dados replicadas em tempo real.

Segundo o professor, o grupo utilizou uma tecnologia em estado da arte para resolver o problema com alta eficácia. Assim, há um “potencial de inovação” no trabalho desenvolvido.

Conforme Luan, que está na 5ª fase de Ciência da Computação e segue no estudo (o estudante Igor esteve no projeto somente até o momento do artigo), essa foi a primeira apresentação do trabalho em um evento e o primeiro artigo submetido sobre a pesquisa. “A Iniciação Científica é uma grande oportunidade de conhecimento. Com certeza pode abrir as portas do mercado de trabalho e/ou da sequência da vida acadêmica”, avalia.

O professor lembra que o trabalho tem caráter preliminar e ainda não foi desenvolvido todo o potencial de pesquisa no tema, “o que pode gerar ainda mais frutos”. Com a apresentação, eles foram convidados a escrever um artigo estendido sobre o assunto para a Revista Brasileira de Computação Aplicada (RBCA).

Quem tiver interesse em conhecer o aprimoramento do código, ele está disponível em https://github.com/luanfelixpimentel/storminho. O resumo está nos anais do evento.