Ambienta Jr inicia campanha para contribuir com o meio ambiente e, ainda, ajudar entidades
Coleta dos materiais já iniciou e componentes da Ambienta Jr estão realizando a sensibilização da comunidade acadêmica

Publicado em: 26 de abril de 2017 13h04min / Atualizado em: 26 de abril de 2017 14h04min

A Empresa Júnior ligada ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS – Campus Chapecó, Ambienta Jr, iniciou a campanha de recolhimento de materiais para reciclagem. Mas trata-se de materiais específicos - que geralmente são depositados em aterros e geram contaminação - por terem formas de reciclagem não convencionais. Três caixas douradas, duas no chão e a terceira em cima das outras, estão em frente a um homem e quatro mulheres, componentes da Empresa Junior

As caixas douradas, colocadas nos blocos A, B e dos Professores podem receber: esponjas de lavar a louça usadas e as embalagens, escovas de dente e embalagens de pasta dental, e materiais escolares, como lápis, canetas, canetões, apontadores e borrachas.

A ideia inicial foi da estudante e vice-presidente da Ambienta Jr, Sabrina Farina. Com a fundação da Empresa Júnior, o projeto foi retomado e o trabalho tornou-se viável.

A Ambienta Jr fez contato e fechou a parceria com a empresa TerraCycle, que oferece suporte à coleta, e é patrocinada pelas empresas Colgate, Faber Castell e Scotch-Brite. Assim como no Brasil, a TerraCycle atua em mais de 20 países.
Os componentes da Ambienta Jr já divulgaram a campanha em diversas salas de aula e seguirão com o trabalho nas próximas semanas. A campanha também está impressa em cartazes fixados nos murais.

“Foram bastante importantes as nossas conversas nas salas. Tiramos dúvidas, inclusive sobre a reciclagem normal. E um professor nos explicou sobre a contaminação que as esponjas podem causar no meio ambiente, já que contêm a substância bisfenol, que pode alterar os hormônios em vários animais”, ressalta a diretora-presidente da Ambienta Jr, Cristina Winkelmann.

A diretora administrativa e financeira também destaca que, nos próximos dias, o bloco da Biblioteca, o Restaurante Universitário e o prédio da Reitoria receberão as caixas de coleta. Porém, frisou que somente os materiais específicos podem ser depositados e pediu a colaboração de toda comunidade. “Por enquanto as caixas estão amanhecendo como lixeiras. Estamos limpando-as para não contaminar o que será reciclado”, finalizou.

Além do benefício para o meio ambiente, a Ambienta Jr pretende contribuir com outras pessoas. O material recolhido será enviado à TerraCycle com um selo pré-pago. Cada quilo do material será revertido em centavos. Os valores recebidos serão destinados a entidades escolhidas pelo próprio grupo.