Acadêmica do curso de Letras da UFFS - Campus Chapecó lança seu primeiro livro

Publicado em: 09 de fevereiro de 2017 16h02min / Atualizado em: 08 de março de 2017 16h03min

Falar de amor é uma tarefa, no mínimo, extenuante. Pudera, tentar compreender a complexidade de tal sentimento é um exercício de entrega. Mas Ana Oliveira é decidida. Buscou nas palavras o meio para externar sua obra e olhar a respeito do amor. Coração Desordenado é o primeiro livro da acadêmica de Letras/Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó e será lançado no próximo sábado (11), em Chapecó.

Gaúcha de Erechim-RS, Ana escreve poesias para seu blog (annapoulain.blogspot.com.br) desde 2010, no qual explora ainda os gêneros conto, ensaio e prosa poética. O primeiro livro de sua carreira como escritora é um compilado de escritos desses últimos seis anos e transita não somente no amor, mas em temas como saudade, liberdade, dor, magia e misticismo. A obra é tão completa que, além da revolução literária que se manifesta pelo arrebatamento hispano-brasileiro, também possui os clássicos e afamados sonetos, demonstrando, definitivamente, o fascínio da autora pela escrita poética”, diz o prefácio do livro, escrito por Guiomar Baccin – também poeta e estudante de Filosofia da UFFS – Campus Chapecó.

Quando transborda

Coração Desordenado está muito ligado, também, à função de pesquisadora de Ana na área da Literatura, voltada à poesia brasileira e hispânica. Ela conta que este trabalho é uma feliz consequência de vivências que já não cabiam mais do lado de dentro. “Falar de saudade, solidão, dor e, sobretudo de amor, é um modo de dar voz aos sentimentos e sensações que, num frenesi desesperado, anseiam em ter vida própria, através da palavra, dos versos, da poética”, afirma a escritora, fundadora e integrante do Grupo Poético Versejar. Ana completa dizendo que o livro é o resultado da tentativa de ordenar, ainda que pouco, o coração que ama em sua plenitude.

Contemplado no Edital Municipal das Linguagens 2015, o projeto do livro recebeu recursos da Secretaria de Cultura para ser editado e agora passa a ser divulgado pela região. O evento oficial do lançamento será no sábado, dia 11 de fevereiro, às 19h, no Café Brasiliano (no Centro Comercial). Além disso, haverá um pocket shows com o músico Ronei Zanette, da banda Isso é Ócio, e a participação especial de Márcio Pazin, que musicou uma das poesias de Ana.

*Com informações de Taulan Cesco