Abertura de trilha para estudos e passeio é iniciada no Campus Chapecó
Todos que quiserem podem contribuir para que a trilha fique à disposição das comunidades acadêmica e regional

Publicado em: 01 de abril de 2019 10h04min / Atualizado em: 01 de abril de 2019 16h04min

Depois de um dia cheio de livros, aulas, atividades e provas, caminhar em meio a um espaço verde, com árvores, canto de pássaros e o cheiro da mata pode tornar-se uma forma eficaz de relaxamento. E quando esse lugar também pode ser um campo de estudo, junta-se o útil ao agradável. A proposta de estudantes da UFFS – Campus Chapecó é justamente essa: proporcionar um espaço de estudo, de atividade física e de integração com a natureza. Para isso, a ideia é abrir uma trilha.

O planejamento é que a trilha tenha aproximadamente dois quilômetros. Conforme o estudante Diluan Luiz Palombit, “a ideia surgiu após perceber como era possível fazer mais pelo Campus, a exemplo da construção do galpão multicultural, e também observando a natureza e diferentes paisagens que rondam o campus”. Para a Coordenadora Administrativa da UFFS – Campus Chapecó, Ana Cláudia Lara, é essencial destacar a proatividade estudantil. “Estamos contentes e satisfeitos com essa iniciativa. Sempre há espaço para o acolhimento de boas ideias e propostas. A universidade se faz com a participação de todos”.

Diluan foi o idealizador. Ele e Nathan Turchiello levaram a ideia a instâncias superiores. Depois, por intermédio do técnico-administrativo Marcelo Crizel, da Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental, iniciou-se a movimentação para a realização da trilha.

O desafio, agora, é mobilizar a comunidade acadêmica – estudantes, professores e técnico-administrativos – para fazer a trilha. Quem desejar contribuir com a abertura da trilha pode entrar enviar um e-mail para assin.ch@uffs.edu, com o título “Trilha”, escrever seu nome e os horários que poderá participar da atividade. Assim ficará mais fácil organizar as equipes e distribuir as ferramentas necessárias para o trabalho.

Conforme Marcelo, depois de abertos os aproximadamente dois quilômetros de trilha, a ideia é nominar as espécies ao longo do caminho. “Precisaremos da colaboração de várias pessoas, não só para a abertura do espaço, mas também para tornar a trilha agradável e educativa”, finalizou ele.