Abertura de exposição e lançamento de livros marcam evento alusivo aos cem anos de Chapecó
Estudos e análises a respeito do município, além de imagens e textos nos painéis compuseram as atividades no Campus Chapecó

Publicado em: 23 de agosto de 2017 21h08min / Atualizado em: 24 de agosto de 2017 15h08min

A primeira atividade alusiva ao Centenário de Chapecó no campus da UFFS aconteceu na noite de quarta-feira (23). O hall do bloco da Biblioteca recebeu estudantes, professores, técnicos e público externo para a abertura da Exposição Fotográfica “Chapecó de ontem e hoje: imagens de uma trajetória centenária” e o lançamento de quatro livros.

A diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, frisou a importância da programação alusiva aos cem anos de Chapecó na UFFS. “Ela vem ao encontro inclusive do papel da UFFS como uma conquista para a cidade, região, estado e país. Nesses anos de existência já temos uma produção importante sobre Chapecó. Nossa Universidade já registra um impacto na cidade e na região, seja pela formação profissional de pessoas, seja pela produção científica, pela produção do conhecimento e produção cultural. Então, queremos que as pessoas conheçam mais Chapecó, que é a sede da Universidade Federal da Fronteira Sul”.

A exposição traz 20 painéis com fotos do passado e do presente, além de pequenos textos que exprimem um recorte da história de Chapecó. “Fundação e Território”, “Agroindústria”, “Lutas Sociais” e “Educação” são alguns dos temas abordados em imagens e textos. A exposição é uma iniciativa da Unochapecó e do CEOM, em parceria com o Centro de Memória Alfa Maxicrédito, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Chapecó e UFFS, com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

“Numa história centenária, certamente há outras fotos, textos e temas que poderiam estar nos painéis. Esse foi um trabalho coletivo, que teve também um concurso de fotografias envolvido”, ressaltou um dos representantes do CEOM, André Onghero.

Ademir Salini, também do CEOM, falou sobre o livro “Chapecó 100 anos: histórias plurais”, organizado por ele, Mirian Carbonera, André Onghero e Arlene Renk. As atividades para a publicação da obra iniciaram há dois anos. O livro conta com 16 artigos de 30 pesquisadores da região, com diversas abordagens.

Um deles é do professor da UFFS – Campus Chapecó, Délcio Marquetti, que também usou seu espaço para falar sobre os recortes utilizados pelos autores que compõem o livro. O professor ressaltou que considera o livro “uma iniciativa marcante, que vem para nos provocar questionar sobre vários assuntos”. Da UFFS – Campus Chapecó também escreveram capítulos os professores José Carlos Radin, Renilda Vicenzi, Claiton Marcio da Silva, Marlon Brandt, Samira Peruchi Moretto, Monica Hass e Jaisson Lino.

O professor da UFFS – Campus Chapecó, Ederson do Nascimento, lançou “Chapecó em Foco: textos e contextos sobre o espaço urbano-regional, do qual é organizador com a professora da Unochapecó, Ana Laura Vianna Villela. Ele comentou sobre como a obra foi pensada – a partir de um evento – e das várias temáticas e áreas englobadas. Destacou que o livro está disponível para ser baixado gratuitamente. Por fim, o professor também falou sobre o livro “Oeste de Santa Catarina: ambiente, território e paisagem”, que trata não só de Chapecó, mas traz aspectos importantes sobre o município.

A professora da UFFS – Campus Chapecó, Valdete Boni, explicou sobre os livros “Mulheres Camponesas e Agroecologia” e “Organização Produtiva de Mulheres e Promoção de Autonomia por Meio do Estímulo à Prática Agroecológica: Relatos de uma Vivência”, resultados de um projeto de mesmo nome do segundo livro, realizado em três campi da UFFS em conjunto com o extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Os livros procuram mostrar essa história e protagonismo das mulheres pela agroecologia, mas também dos movimentos sociais pelos direitos, sabendo que os movimentos tiveram muito da sua base aqui, especialmente o Movimento das Mulheres Camponesas, que nasce aqui, em 1983. Então eles também fazem parte da história de desenvolvimento”, finalizou.