Aberto prazo de cadastramento na V Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC)
Além das provas, interessados também poderão participar dos treinamentos

Publicado em: 02 de maio de 2022 13h05min / Atualizado em: 03 de maio de 2022 10h05min

Até o dia 20, escolas públicas e privadas podem se cadastrar para participarem da V Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), promovida pela UFFS – Campus Chapecó. O cadastro é feito on-line e é o primeiro passo para que os estudantes possam participar dos treinamentos e realizar as provas, no segundo semestre. A inscrição dos alunos será realizada nas escolas, diretamente com o professor responsável.

Os treinamentos presenciais serão na UFFS – Campus Chapecó (SC-484, km 02, bairro Fronteira Sul), no período de 13 de junho a 31 de agosto. Os agendamentos iniciam em 30 de maio, e serão marcados conforme a disponibilidade dos bolsistas e voluntários. Os horários para agendamentos serão divulgados via ofício para as escolas inscritas. Os materiais para os treinamentos também serão disponibilizados no site da OMOC.

Conforme o coordenador da OMOC, professor Milton Kist, em 2021, mais de 30 escolas e 2 mil estudantes participaram da Olimpíada. A expectativa para 2022 é aumentar os números, chegando a 3 mil estudantes e 50 escolas.

Segundo o coordenador, a OMOC vem se tornando tradicional na região, tanto que em algumas escolas não é preciso mais explicar a respeito de seu funcionamento. Ele considera que muito desse sucesso deve-se a quem está bem perto dos estudantes. “A OMOC vem tendo esse êxito graças aos gestores e professores das escolas que acreditam no projeto. Sem eles, a olimpíada não teria esse alcance. Precisamos agradecer a eles, que estão na ponta. São eles que fazem a diferença”, destaca.

De acordo com o professor, a OMOC pode contribuir com que os estudantes tenham mais gosto pela Matemática. “Pelo fato de trabalharmos com problemas que usam bastante a questão da lógica, bem interessantes – que na verdade são desafios – faz com que o aluno perceba que a Matemática é muito mais do que um conjunto de fórmulas. Não é repetir um processo. Participar da OMOC ajuda esse aluno a pensar logicamente na resolução de problemas, na estratégia para a resolução de problemas. Ele percebe que a Matemática é muito mais do que apensa resolver exercícios”, ressalta Kist.

Como funciona a OMOC

Na OMOC, há três níveis, de acordo com o a escolaridade do estudante: Nível I - estudantes que estejam matriculados no sexto ou sétimo ano do Ensino Fundamental; Nível II – para estudantes matriculados no oitavo ou nono ano do Ensino Fundamental; e Nível III – para estudantes matriculados em qualquer ano do ensino médio quando da realização da prova da OMOC ou que, tendo concluído o ensino médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data da realização da prova da OMOC.

As provas acontecem em duas fases. A primeira será nas escolas inscritas, na sexta-feira, 2 de setembro. Terá duas horas de duração e dez questões objetivas. As provas da primeira fase podem ser corrigidas pelo professor responsável pela olimpíada na escola ou enviadas à UFFS para correção. Os alunos que atingirem no mínimo 60 pontos serão classificados para a segunda fase.

A segunda fase será no sábado, dia 29 de outubro, na UFFS – Campus Chapecó, a partir das 14h. Terá duração de três horas, e será composta por cinco questões discursivas.

Em uma cerimônia marcada para 1º de dezembro, na UFFS – Campus Chapecó, os estudantes que obtiverem as melhores pontuações finais receberão medalhas e certificados. Além disso, será homenageada a escola com maior número de estudantes participantes na olimpíada em relação ao número de matriculados (para tal, a escola deverá informar o número de estudantes matriculados).

Objetivos

A Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC) tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos estudantes, colocar os  professores do ensino fundamental e médio em contato com novas ideias do ensino da Matemática, influenciar na melhoria do ensino de Matemática e detectar jovens talentos.

Além disso, o professor pontua que “diferente de outras olimpíadas, nós temos uma proximidade com as escolas e com os alunos, que podem, inclusive, vir para a universidade e vivenciar um pouco desse clima. Deste modo, a OMOC também promove a divulgação da UFFS entre os estudantes”.

Promoção da OMOC

A Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC) é o resultado de um esforço conjunto das secretarias municipal e estadual de educação, escolas (diretores, professores de Matemática e estudantes) e da Comissão Organizadora da Olimpíada da UFFS.

Da UFFS – Campus Chapecó, além do coordenador, professor Kist, participam como equipe gestora da OMOC as professoras Divane Marcon e Janice Reichert. Também atuam diretamente, um estagiário e dois bolsistas, mais estudantes voluntários (de dez a quinze, do curso de Matemática). Na aplicação das provas, de 40 a 50 voluntários, de vários cursos, se voluntariam na atividade.