Abertas inscrições para 2ª Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense
Até o dia 15 as escolas podem se cadastrar

Publicado em: 01 de junho de 2018 16h06min / Atualizado em: 01 de junho de 2018 17h06min

Escolas da região podem se cadastrar para que seus estudantes participem da 2ª Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), promovida pela UFFS – Campus Chapecó. O evento é dedicado aos estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental até os matriculados no Ensino Médio.

As fichas de inscrição estão disponíveis no site da OMOC e devem ser enviadas para o e-mail omoc@uffs.edu.br. No site também há todo o regramento das provas e dos treinamentos. As escolas podem se cadastrar até o dia 15. As inscrições dos estudantes interessados deverão ser feitas posteriormente, diretamente com o professor responsável da escola participante.

A olimpíada tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos estudantes, colocar os professores do ensino fundamental e médio em contato com novas ideias do ensino de Matemática, influenciar na melhoria do ensino de Matemática e detectar jovens talentos. “Embora tenhamos as competições nacionais, a OMOC, pelo fato de ser uma competição regional, está mais próxima dos alunos, professores e escolas da região Oeste de SC, interiorizando e democratizando o acesso da comunidade escolar a uma Matemática desafiadora e que desperta a curiosidade dos jovens”, assinala o professor da UFFS – Campus Chapecó que coordena a OMOC, Milton Kist.

A Matemática, de acordo com o professor, é vista como uma disciplina difícil por parte dos estudantes em qualquer nível de escolaridade, e o projeto da 2ª OMOC ajuda a despertar o interesse e a imaginação deles, mostrando uma disciplina diferente daquela resumida em regras e fórmulas. “O programa Olimpíadas de Matemática é reconhecido no mundo todo e desenvolvido como o mais eficiente instrumento para estimular os estudantes a resolver problemas novos e desafiantes, propiciando o desenvolvimento da imaginação e da criatividade”. As olimpíadas aproveitam o gosto natural dos jovens pelas competições e “têm conseguido estimular alunos a estudar conteúdos além do currículo escolar, e também, aumentar e desenvolver a competência dos professores. Muito se faz para o ensino da matemática fundamental e médio, para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, mas pouco se busca para estimular os que gostam e têm bom desempenho. As Olimpíadas pretendem preencher essa lacuna. Também nota-se a importância da Universidade Federal da Fronteira Sul no seu papel de Universidade pública, democrática e popular, contribuindo para o ensino da Matemática na Educação Básica”, explica Kist.

A primeira edição da OMOC teve resultados considerados muito bons pela coordenação. A expectativa, de acordo com Kist, é, nesta segunda edição, consolidá-la na comunidade regional. Em 2017, 18 escolas (públicas: municipais, estaduais e federais, e particulares) participaram da Olimpíada. Aproximadamente 330 alunos fizeram os testes.

Outra questão importante das olimpíadas são os treinamentos. Assim como em 2017, neste ano serão oferecidos materiais para serem estudados nas escolas e treinamentos para os estudantes, de acordo com os níveis. Eles acontecerão na UFFS – Campus Chapecó, na Reitoria e nas escolas. “Como a OMOC oferece uma possibilidade variada de treinamentos, ela não prepara somente os alunos para a nossa competição, mas indiretamente ajuda na preparação dos alunos para as demais competições olímpicas de Matemática, como a OBMEP e a OBM”.

Na primeira edição, 280 estudantes foram atendidos diretamente com treinamentos. “Para 2018, na 2ª OMOC, a expectativa é aumentar o número de escolas participantes bem como o número de participantes nos treinamentos e nas provas”, comenta o professor.