“Seminário de Estudos Regionais sobre o Urbano e o Rural: Chapecó em Foco” está com inscrições abertas

Publicado em: 11 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Refletir sobre o processo de urbanização no Brasil e, em especial, na região de Chapecó é o objetivo do “Seminário de Estudos Regionais sobre o Urbano e o Rural: Chapecó em Foco” que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó e também na Unochapecó.

Para participar do evento e obter certificação, é necessário realizar inscrição que pode ser feita no site: chapecoemfoco.wix.com/seminario

No evento, além das conferências, serão oportunizadas a socialização e a divulgação de trabalhos de pesquisa, de estudos teóricos e de casos, de várias áreas do conhecimento que discutem sobre o território de Chapecó e região.

Para o coordenador geral do evento, professor Ederson Nascimento, a ideia de realizar um evento que discuta Chapecó surgiu da importância que a cidade tem para a região e do destaque que possui no cenário econômico do país. “Tudo isso tem implicações sobre o território, de que forma o território é usado. Percebemos que alguns desses impactos ainda permanecem pouco estudados, por outro lado muita coisa tem sido feita de forma dispersa em dissertações, teses e projetos de pesquisa, então queremos oportunizar um momento em que possamos reunir e discutir esses trabalhos com um olhar sobre como o território regional está sendo pensado”, explicou.

PROGRAMAÇÃO

Na noite do dia 15, às 19h, o evento inicia com a conferência "Urbanização do território brasileiro e produção de desigualdades socioespaciais: o processo de modernização sempre incompleto", da professora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Adélia de Souza, que redigiu o termo de referência que serviu de base na elaboração do primeiro Plano Diretor de Chapecó, em 1974.

Já nos dias 16 e 17, serão realizadas apresentações de trabalhos de pesquisa. No dia 17, o evento encerra com a conferência "Perspectivas dos estudos sobre o urbano e o rural na região de Chapecó", com a pesquisadora e professora da Unochapecó, Arlene Renk, e a professora e pesquisadora da UFFS, Monica Hass.

De acordo com Nascimento, o que se pretende é organizar um livro sobre a temática da urbanização e da estruturação dos espaços urbanos e rurais, tanto em Chapecó quanto nos municípios do entorno, com todos os trabalhos apresentados e discutidos no seminário.

ORGANIZAÇÃO

O seminário é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Usos do Território e Dinâmicas Socioespaciais – GETESE da UFFS – Campus Chapecó e Cidade: Cultura, Urbanização e Desenvolvimento, da Unochapecó. Conta também com apoio financeiro da FAPESC.