“Espiritualidade e Saúde” é o tema de livro
Lançado na I Semana Acadêmica de Enfermagem, o livro traz experiências sobre o tema na academia e no cuidado aos pacientes

Publicado em: 11 de agosto de 2020 13h08min / Atualizado em: 11 de agosto de 2020 19h08min

O livro “Cuidados Espirituais – um diálogo necessário na atenção à saúde”, organizado pelas professoras da UFFS – Campus Chapecó, Leoni Zenevicz, Aline Massaroli e Júlia Bittencourt, foi lançado durante a I Semana Acadêmica de Enfermagem. O livro é formado por textos de 43 autores.

As experiências dos professores, tanto na formação profissional da área de saúde como no atendimento aos pacientes, além do trabalho realizado no Projeto de Extensão Luzes, estão relatados na obra.

Conforme a professora Leoni, espiritualidade e ciência sempre andaram juntas, apesar das polêmicas. Ela ressalta que a OMS incluiu em 1988 a dimensão espiritual no conceito multidimensional da saúde, dando interesse científico à questão. “Este é um movimento porque a parte espiritual não pode ser esquecida, é ela que nos faz humanos. Ela pode ser vivenciada por intermédio da música, da arte, da meditação, de um ato de amor”.

A professora ressalta que atualmente há uma “profusão de pesquisas com o tema saúde e espiritualidade e sua interação com a vida humana, com desenhos metodológicos variados”.

Apesar disso, ela lamenta por ainda existir uma resistência em função do modelo biomédico ser predominantemente nos serviços de saúde. Porém, avalia que “novos ventos estão demonstrando que é impossível cuidar do homem apenas no seu aspecto biológico. A ciência começa a abrir espaço para enxergar o homem além dessa dimensão, e que doenças como hipertensão, infarto agudo do miocárdio e AVC se beneficiam desse cuidado. Um passo de vanguarda foi a Associação Brasileira de Cardiologia nortear com uma diretriz em que afirma a necessidade de anamnese espiritual e o cuidado a essa dimensão pelos seus profissionais cardiologistas”.

Leia mais no texto da orelha do livro:

A atenção à saúde na perspectiva da integralidade do ser em seus distintos níveis e cenários da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, da atenção primária a hospitalar, tornou-se uma necessidade premente para a comunidade científica e a sociedade em geral.
Ao passo que avançamos céleres na ciência na descoberta de equipamentos e maquinários e promovendo o lançamento de novas drogas subsidiadas pela indústria farmacêutica, omitimos por arrogância, negação ou desconhecimento a importância da espiritualidade e o papel que ela exerce na vida e na saúde das pessoas.

De outro lado, temos tido irrefutáveis evidências científicas da ligação corpo, mente e espírito, que desafiam as suposições a respeito do que significa a vida humana, de como o adoecimento e a recuperação de nossa saúde tornam-se eventos e fatos da vida. Portanto, refletir acerca do cuidado a saúde, sem aliarmos a Ciência e a Espiritualidade tem sido um equívoco.

Não obstante, conjecturando sobre essas realidades que expressam o paradigma de saúde que ainda vive nos dias atuais, profissionais da saúde de diferentes áreas do conhecimento, atuantes em projetos de pesquisa e de extensão, deram-se as mãos, simbolizando, assim, os auspícios da nova era em saúde, e, comprometidos com a ampliação das concepções neste setor da vida humana, estruturam esta obra.

Além disso, este livro é o resultado da experiência compartilhada e  reafirma a importância de aliarmos a espiritualidade na assistência a saúde especialmente em cenários em que a dor, o sofrimento, as perdas e a morte extenuam o corpo e vergam o espírito humano. Portanto, neste contexto, os protagonistas desta obra sentem-se agraciados em se permitirem legar para o campo da saúde um olhar permeado de reflexões, ciência e dedicação ao cuidado espiritual.