Moção de repúdio à nomeação do reitor da UFFS

Título:

Moção de repúdio à nomeação do reitor da UFFS

Data de Início do Informe:

2019-09-19

Data e Horário do Evento:

2019-09-19 04:05:00

Descrição:

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), considerando que a existência de autonomia universitária é condição imprescindível para o desenvolvimento das pesquisas no âmbito deste Programa, vem a público manifestar repúdio à nomeação de Marcelo Recktenvald como reitor desta Instituição por reconhecê-la como violação ao princípio da autonomia universitária, desrespeito para com a comunidade acadêmica e regional e afronta ao princípio da gestão democrática que deve prevalecer na UFFS, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996, Art. 56).

No âmbito de sua autonomia, estabelecida no Art. 207 da Constituição de 1988, a comunidade universitária da UFFS escolheu, a partir de consulta prévia e posteriormente em eleição aberta no Conselho Universitário (Consuni), Anderson Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira como reitor e vice-reitora para conduzir a gestão nos próximos quatro anos, sendo estes os legítimos representantes desta Universidade.

Este Colegiado, como instância representativa e deliberativa do PPGGeo reforça, por meio desta nota, seu compromisso com a democracia e com a autonomia universitária e opõe-se a toda forma de violação destes princípios. Nessa direção, não reconhece Marcelo Recktenvald e Gismael Perin como legítimos dirigentes desta Instituição e solicita ao Consuni que proponha a sua destituição, conforme previsto no Estatuto da UFFS, Art. 13, inciso XIII.

Esta moção foi aprovada na 2ª sessão extraordinária de 2019 do Colegiado do PPGGeo por unanimidade dos presentes.

 

Sala das Sessões do Colegiado do PPGGeo

Chapecó, 18 de setembro de 2019.

IGOR DE FRANÇA CATALÃO

Presidente do Colegiado do PPGGeo

 

Docentes permanentes do PPGGeo que subscrevem a moção:

 

Adriana Maria Andreis

Andrey Luis Binda

Ederson do Nascimento

Ferando Rossetto Gallego Campos

Igor de França Catalão

Juçara Spinelli

 

Marlon Brandt

Pedro Germano dos Santos Murara Reginaldo José de Souza

Ricardo Alberto Scherma

William Zanete Bertolini

Willian Simões