Matriz Curricular


 

Para obtenção do título de Mestre em Estudos Linguísticos, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 8 (oito) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração, 4 (quatro) créditos em disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa à qual o projeto se vincula, 8 (oito) créditos em disciplinas eletivas, 6 (seis) créditos em dissertação e 4 (quatro) créditos em atividades curriculares complementares.

O curso de Mestrado terá a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

Importante: Após o cumprimento das disciplinas obrigatórias e eletivas, o estudante deve matricular-se em Dissertação e submetê-la a exame de qualificação, no máximo, até 18 meses de ingresso no curso. Se aprovado em exame de qualificação de dissertação, o aluno deve proceder à defesa da dissertação, a ser feita, no máximo, até 24 meses de ingresso no curso.

 

As disciplinas obrigatórias, eletivas e obrigatórias de linhas são:

Disciplina Carga Horária Créditos Nível Categoria O, E, OL Ementa

 

 

 

BILINGUÍSMO E LÍNGUAS EM CONTATO

 

 

 

60h

  

 

 

4

 

 

 

Mestrado

 

 

 

Eletiva

Definições de bilinguismo - aspectos sociais e psicológicos. Conceito de língua materna e segunda língua. Bilinguismo e diglossia. Tipos de bilinguismo e de aquisição bilíngue na infância. Línguas em Contato no Mundo e no Brasil. Interinfluências e escolhas linguísticas no contato de línguas: code-switching e code-mixing, empréstimos e interferências/transferências. Monolinguismo versus plurilinguismo: manutenção (language maintenance) e substituição linguística (language shift).

 

CARTOGRAFIA PLURIDIMENSIONAL

 

 60h

 

 4

 

 Mestrado

 

Eletiva

Cartografia linguística no mundo e no Brasil. Cartografia linguística mono e pluridimensional. A representação de dados linguísticos e extralinguísticos em forma de atlas.

 

COGNIÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA

 

 60h

 

4

 

Mestrado

 

Eletiva

Estudos de cognição social. Compreensão de conceitos e de relações estabelecidas entre linguagem, compartilhamento de intencionalidade, interação e cooperação do falante. Compreensão de conceitos, de funções e de relações estabelecidas entre linguagem, cultura e práticas sociais.

 

DISCURSO E LEITURA

 

 60h

 

 4

 

 Mestrado

 

 Eletiva

Discurso, sujeito e leitura. Leitura e polissemia. Condições de produção de leitura. Fronteiras entre saberes e leitura. Função-autor e efeito leitor. Processos discursivos de mediação da leitura.

 

DISCURSO, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

 

 60h

 

 4

 

 Mestrado

 

 Eletiva

Discurso, subjetividade e identidade. Fronteiras imaginárias e processos identitários. Constituição identitária e formas de subjetivação do professor de línguas. Produção e circulação de saberes na formação de professores de língua.

DISCURSO, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADES

 60h

 4

Mestrado

Obrigatória de linha: Prática discursiva e subjetividades

Discurso e sujeito contemporâneo. Relações entre língua, discurso e ideologia. Funcionamento da memória discursiva e constituição de subjetividades em diferentes práticas discursivas. Fronteiras interdiscursivas e efeito-sujeito.

DISSERTAÇÃO

60h

6

Mestrado

Obrigatória

Trabalho teórico e/ou teórico-prático em que o estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido e capacidade de pesquisa.

DIVERSIDADE E MUDANÇA LINGUÍSTICA

60h

4

Mestrado

Obrigatória da Linha: Diversidade e Mudança Linguística

Fundamentos teóricos das pesquisas sociolinguística e dialetológica. Pesquisas sociolinguísticas e dialetológicas no Brasil e no Cone Sul.

 

ESTUDOS SOCIAIS DA LINGUAGEM

 

60h

 

4

 

Mestrado

 

Eletiva

Estudo da realidade social da linguagem. Pesquisas da relação entre corpo e subjetividade. Políticas linguísticas e interação social. Língua, literatura e sociedade. Participação da estrutura da interação social na compreensão da situação e do contexto discursivo. Ideologia, subjetividade e interação.

LEITURA E COGNIÇÃO

60h

4

Mestrado

Eletiva

Estudos de interface linguístico-cognitiva. Processos cognitivos subjacentes à linguagem. Análise cognitiva de fenômenos linguísticos.

 

LÍNGUA E DISCURSO

 

60h

 

4

 

Mestrado

 

Eletiva

Perspectiva discursiva no estudo das ideias linguísticas. Constituição e circulação do conhecimento linguístico. Tradições gramaticais ocidentais. Conhecimento linguístico e fronteiras nacionais. Gramatização brasileira da Língua Portuguesa. Conhecimento linguístico e identificação do sujeito.

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

60h

4

Mestrado

Obrigatória da Linha: Língua e Cognição

Estudos de interface linguístico-cognitiva. Processos cognitivos subjacentes à linguagem. Análise cognitiva de fenômenos linguísticos.

 

SEMÂNTICA LEXICAL

 

60h

 

4

 

Mestrado

 

Eletiva

A teoria lexical de descrição das representações linguísticas. Léxico e cognição. Fenômenos de significação relacionados ao léxico. Problemas de interface léxico-sintática. Aspectos de significado relacionados à estrutura semântica.

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA

60h

4

Mestrado

Obrigatória

Métodos e técnicas de pesquisa em Linguística nos eixos: língua e história, língua e sociedade, língua e cognição. Elaboração do Projeto de Dissertação.

 

SINTAXE DO PORTUGUÊS

 

60h

 

4

 

Mestrado

 

Eletiva

Pressupostos teóricos do modelo de Princípios e Parâmetros. Noção de constituinte, das categorias lexicais e funcionais e dos tipos de representações de sintagmas e de sentenças. Descrição e análise de fenômenos sintáticos do português brasileiro.

 

SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA

 

60h

 

4

 

Mestrado

 

Eletiva

Postulados da Teoria da Variação e Mudança Linguística. Relação entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Análise quantitativa da variação linguística.

TEORIAS LINGUÍSTICAS

60h

4

Mestrado

Obrigatória

Domínios e fronteiras da pesquisa linguística nos eixos: língua e história, língua e sociedade, língua e cognição. Tendências e desafios na pesquisa linguística contemporânea.