Matriz Curricular


 

As disciplinas que compõe a matriz do Curso de Mestrado também integrarão a matriz do Curso de Doutorado, podendo ser cursadas por mestrandos e doutorandos (M/D), como forma de integração dos dois cursos. Existem outras disciplinas que serão cursadas exclusivamente pelos doutorandos. 

Para obtenção do título de Mestre em Estudos Linguísticos, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 8 (oito) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração, 4 (quatro) créditos em disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa à qual o projeto se vincula, 8 (oito) créditos em disciplinas eletivas, 6 (seis) créditos em dissertação e 4 (quatro) créditos em atividades curriculares complementares.

O curso de Mestrado terá a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

Para a obtenção do título de Doutor em Estudos Linguísticos, o estudante deverá integralizar, no mínimo, 48 (quarenta e oito) créditos, obtidos conforme a seguir: 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas eletivas, 16 (dezesseis) créditos em tese, 4 (quatro) créditos em atividades curriculares complementares.

O Curso de Doutorado terá a duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 48 meses.

Importante: A qualquer momento o aluno pode matricular-se em Dissertação ou Tese, no entanto, deverá submetê-la a exame de qualificação, no máximo, até 18 meses (mestrado) ou 24 meses (doutorado) de ingresso no curso. Se aprovado em exame de qualificação de dissertação/tese, o aluno deve proceder à defesa da dissertação, a ser feita, no máximo, até 24 meses (mestrado) ou 48 meses (doutorado) de ingresso no curso.

 

As disciplinas obrigatórias, eletivas e obrigatórias de linhas são:

Disciplina Carga Horária Créditos Nível Categoria O, E, OL Ementa

 

 

 

BILINGUÍSMO E LÍNGUAS EM CONTATO

 

 

 

60h

  

 

 

4

 

 

 

Mestrado e Doutorado

 

 

 

Eletiva para ambos os cursos

Definições de bilinguismo - aspectos sociais e psicológicos. Conceito de língua materna e segunda língua. Bilinguismo e diglossia. Tipos de bilinguismo e de aquisição bilíngue na infância. Línguas em Contato no Mundo e no Brasil. Interinfluências e escolhas linguísticas no contato de línguas: code-switching e code-mixing, empréstimos e interferências/transferências. Monolinguismo versus plurilinguismo: manutenção (language maintenance) e substituição linguística (language shift).

 

CARTOGRAFIA PLURIDIMENSIONAL

 

 60h

 

 4

 

Mestrado e Doutorado

 

Eletiva para ambos os cursos

Cartografia linguística no mundo e no Brasil. Cartografia linguística mono e pluridimensional. A representação de dados linguísticos e extralinguísticos em forma de atlas.

 

COGNIÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA

 

 60h

 

4

 

Mestrado e Doutorado

 

Eletiva em ambos os cursos

Estudos de cognição social. Compreensão de conceitos e de relações estabelecidas entre linguagem, compartilhamento de intencionalidade, interação e cooperação do falante. Compreensão de conceitos, de funções e de relações estabelecidas entre linguagem, cultura e práticas sociais.

 

DISCURSO E LEITURA

 

 60h

 

 4

 

Mestrado e Doutorado

 

Eletiva para ambos os cursos

 

Discurso, sujeito e leitura. Leitura e polissemia. Condições de produção de leitura. Fronteiras entre saberes e leitura. Função-autor e efeito leitor. Processos discursivos de mediação da leitura.

 

 

DISCURSO, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

 

 

 60h

 

 

 4

 

 

Mestrado e Doutorado

 

 

Eletiva para ambos os cursos

 

Discurso, subjetividade e identidade. Fronteiras imaginárias e processos identitários. Constituição identitária e formas de subjetivação do professor de línguas. Produção e circulação de saberes na formação de professores de língua.

 

 

 

DISCURSO, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADES

 

 

 

60h

 

 

 

 4

 

 

 

Mestrado e Doutorado

-Obrigatória de linha: Prática discursiva e subjetividades para o curso de mestrado

-Eletiva para o curso de doutorado

 

 

Discurso e sujeito contemporâneo. Relações entre língua, discurso e ideologia. Funcionamento da memória discursiva e constituição de subjetividades em diferentes práticas discursivas. Fronteiras interdiscursivas e efeito-sujeito.

 

DISCURSO E MATERIALIDADES VERBAIS E NÃO-VERBAIS

 

60h

 

4

 

Doutorado

 

Eletiva do curso de doutorado

Análise de Discurso e materialidades verbais e não verbais: literatura, fotografia, cinema e mídias. Tecnologias de si, corpo e discurso

 

DISSERTAÇÃO

 

60h

 

6

 

Mestrado

 

Obrigatória

Trabalho teórico e/ou teórico-prático em que o estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido e capacidade de pesquisa.

 

 

 

DIVERSIDADE E MUDANÇA LINGUÍSTICA

 

 

 

60h

 

 

 

4

 

 

 

Mestrado e Doutorado

-Obrigatória da Linha: Diversidade e Mudança Linguística para o curso de mestrado

-Eletiva para o curso de doutorado

 

 

Fundamentos teóricos das pesquisas sociolinguística e dialetológica. Pesquisas sociolinguísticas e dialetológicas no Brasil e no Cone Sul.

ESTUDOS AVANÇADOS EM DISCURSO, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE

 

60h

 

4

 

Doutorado

 

Eletiva do curso de Doutorado

Discurso, memória discursiva, língua, outras materialidades discursivas (intericonicidade). Relação entre memória e subjetividade. Discurso, pesquisa e política para a Educação Básica.

 

ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLINGUÍSTICA

 

60h

 

4

 

Doutorado

 

Eletiva do curso de doutorado

 

Processamento e compreensão do texto: estudo de diferentes aspectos da linguagem envolvidos nos processos linguísticos e psicolinguísticos.

 

ESTUDOS AVANÇADOS EM SINTAXE

 

60h

 

4

 

Doutorado

 

Eletiva do curso de doutorado

Estudos avançados sobre fenômenos sintáticos e suas interfaces com a fonologia, morfologia e
semântica das línguas naturais, com foco no português brasileiro, dentro da perspectiva formal.

 

ESTUDOS SOCIAIS DA LINGUAGEM

 

60h

 

4

 

Mestrado e Doutorado

 

Eletiva em ambos os cursos

Estudo da realidade social da linguagem. Pesquisas da relação entre corpo e subjetividade. Políticas linguísticas e interação social. Língua, literatura e sociedade. Participação da estrutura da interação social na compreensão da situação e do contexto discursivo. Ideologia, subjetividade e interação.

 

 

 

FUNCIONALISMO E GRAMATICALIZAÇÃO

 

 

 

60h

 

 

 

4

 

 

 

Doutorado

 

 

 

Eletiva do curso de doutorado

Abordagem cognitivo-funcional da gramática. Princípios cognitivos e pragmáticos das línguas naturais. Correlação entre forma e função. Motivações semântico-pragmáticas da mudança linguística. O papel da frequência de uso na formação da gramática. Gramaticalização: (i) diferentes perspectivas e trajetórias; (ii) parâmetros de gramaticalização e suas motivações; (iii) mecanismos; (iv) tipos de mudança por gramaticalização; (v) estudos de caso.

 

LEITURA E COGNIÇÃO

 

60h

 

4

 

Mestrado e Doutorado

 

Eletiva para ambos os cursos

 

Estudos de interface linguístico-cognitiva. Processos cognitivos subjacentes à linguagem. Análise cognitiva de fenômenos linguísticos.

 

 

LÍNGUA E DISCURSO

 

 

60h

 

 

4

 

 

Mestrado

 

 

Eletiva

Perspectiva discursiva no estudo das ideias linguísticas. Constituição e circulação do conhecimento linguístico. Tradições gramaticais ocidentais. Conhecimento linguístico e fronteiras nacionais. Gramatização brasileira da Língua Portuguesa. Conhecimento linguístico e identificação do sujeito.

 

 

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

 

 

60h

 

 

4

 

 

Mestrado e Doutorado

-Obrigatória da Linha: Língua e Cognição para o curso de mestrado

-Eletiva para o curso de doutorado

 

 

Estudos de interface linguístico-cognitiva. Processos cognitivos subjacentes à linguagem. Análise cognitiva de fenômenos linguísticos.

 

 

PLURILINGUISMO E EDUCAÇÃO

 

 

60h

 

 

4

 

 

Doutorado

 

 

Eletiva do curso de doutorado

O indivíduo bilíngue: base cognitiva e o princípio da interdependência das línguas na educação bilíngue. Conscientização linguística e multilíngue (language and multilingual awareness). Plurilinguismo e educação. Revitalização linguística, direitos linguísticos, linguicídio e linguicismo. Modelos de educação bilíngue. Política linguística, incluindo minorias. Aspectos do estudo de línguas autóctones e alóctones faladas no sul do Brasil.

 

SEMÂNTICA LEXICAL

 

60h

 

4

 

Mestrado

 

Eletiva

A teoria lexical de descrição das representações linguísticas. Léxico e cognição. Fenômenos de significação relacionados ao léxico. Problemas de interface léxico-sintática. Aspectos de significado relacionados à estrutura semântica.

 

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA

 

 

60h

 

 

4

 

 

Mestrado e Doutorado

-Obrigatória para o curso de mestrado;

-Eletiva para o curso de doutorado.

 

Métodos e técnicas de pesquisa em Linguística nos eixos: língua e história, língua e sociedade, língua e cognição. Elaboração do Projeto de Dissertação.

 

 

SEMINÁRIO TEMÁTICO EM LÍNGUA E COGNIÇÃO

 

 

15h

 

 

1

 

 

Mestrado e Doutorado

 

 

Eletiva em ambos os cursos

Estudo aprofundado de tópicos pertinentes às pesquisas desenvolvidas no Programa, a serem ministrados por professores/pesquisadores oriundos de instituições nacionais ou estrangeiras em forma de cursos e/ou seminários. Bibliografia e ementa definida em conformidade à proposta
do curso e às pesquisas em andamento, mediante prévia aprovação do colegiado do PPGEL

 

 

SEMINÁRIO TEMÁTICO EM LÍNGUA E DISCURSO

 

 

15h

 

 

1

 

 

Mestrado e Doutorado

 

 

Eletiva em ambos os cursos

Estudo avançado de tópicos pertinentes às pesquisas desenvolvidas no Programa, a serem ministrados por professores/pesquisadores oriundos de instituições nacionais ou estrangeiras em forma de cursos e/ou seminários. Bibliografia e ementa definida em conformidade à proposta do curso e às pesquisas em andamento, mediante prévia aprovação do colegiado do PPGEL.

 

 

SEMINÁRIO TEMÁTICO EM LÍNGUA E SOCIEDADE

 

 

15h

 

 

1

 

 

Mestrado e Doutorado

 

 

Eletiva em ambos os cursos

Estudo aprofundado de tópicos pertinentes às pesquisas desenvolvidas no Programa, a serem
ministrados por professores/pesquisadores oriundos de instituições nacionais ou estrangeiras
em forma de cursos e/ou seminários. Bibliografia e ementa definida em conformidade à proposta
do curso e às pesquisas em andamento, mediante prévia aprovação do colegiado do PPGEL

 

SINTAXE DO PORTUGUÊS

 

60h

 

4

 

Mestrado e Doutorado

 

Eletiva para ambos os cursos

Pressupostos teóricos do modelo de Princípios e Parâmetros. Noção de constituinte, das categorias lexicais e funcionais e dos tipos de representações de sintagmas e de sentenças. Descrição e análise de fenômenos sintáticos do português brasileiro.

 

SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA

 

60h

 

4

 

Mestrado e Doutorado

 

Eletiva para ambos os cursos

Postulados da Teoria da Variação e Mudança Linguística. Relação entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Análise quantitativa da variação linguística.

 

 

TEORIAS LINGUÍSTICAS

 

 

60h

 

 

4

 

 

Mestrado e Doutorado

-Obrigatória para o curso de mestrado;

-Eletiva para o curso de doutorado.

 

Domínios e fronteiras da pesquisa linguística nos eixos: língua e história, língua e sociedade, língua e cognição. Tendências e desafios na pesquisa linguística contemporânea.

 

TESE

 

240h

 

16

 

Doutorado

 

Obrigatória

Trabalho teórico e/ou teórico-prático em que o estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido e capacidade de pesquisa.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM DIVERSIDADE E MUDANÇA LINGUÍSTICA

 

60h

 

4

 

Doutorado

 

Eletiva do curso de doutorado

Ementa aberta, a ser definida a cada semestre de oferta, conforme projetos de pesquisa em andamento, mediante prévia aprovação do Colegiado do PPGEL.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS DO DISCURSO

 

60h

 

4

 

Doutorado

 

Eletiva do curso de doutorado.

Ementa aberta, a ser definida a cada semestre de oferta, conforme projetos de pesquisa em andamento, mediante prévia aprovação do Colegiado do PPGEL

 

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM LÍNGUA E COGNIÇÃO

 

 

60h

 

 

4

 

 

Doutorado

 

 

Eletiva do curso de doutorado

Estudos (e/ou seminários) que abordem pesquisas sobre língua e cognição: investigação teóricae/ou experimental de fenômenos de processamento da linguagem, pesquisa dos processos de representação das estruturas linguísticas em seus aspectos lexicais, semânticos, sintáticos e
fonológicos.