Perfil do Curso


Matemática

Sigla: CCMCH

Sobre o Curso:

A Universidade precisa traduzir os desafios de seu tempo, revisar o que está posto e ter a coragem para propor um mundo melhor, e o ponto de partida deste processo é a concretude do mundo presente. Diante disso e da necessidade urgente de formação de professores que nosso país enfrenta, a UFFS apresenta o Curso de Licenciatura em Matemática.  

Um dos princípios básicos seguidos na concepção do Curso de Licenciatura em Matemática da UFFS volta-se para a formação do educador matemático e para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que deve ocorrer não somente na sala de aula, mas também em atividades extra classes, nas quais a investigação e a descoberta fazem parte do universo do professor em formação.

A formação do professor de Matemática, nesta perspectiva, pressupõe a construção de uma atitude cotidiana de busca, investigação e de compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, dos processos sociais, culturais e políticos que perpassam as práticas, as relações no âmbito das escolas e o desenvolvimento da autonomia na interpretação da realidade. Enquanto as disciplinas específicas previstas no programa garantem uma consistente construção dos conhecimentos matemáticos, as disciplinas de educação matemática aprofundam estudos sobre as questões de aprendizagem, de metodologias de ensino, educação e atuação profissional, e as disciplinas práticas estão previstas na forma de estágios no ensino fundamental e médio. Paralelamente à formação disciplinar, o licenciando terá a oportunidade de participar como bolsista em projetos de Iniciação Científica, Extensão e Iniciação à Docência. Na Iniciação à Docência conhecerá e interagirá com a realidade escolar; na Iniciação Científica, participará de pesquisas e investigações sobre questões relativas à Matemática Pura ou Aplicada e Educação Matemática; e, na Extensão, o acadêmico poderá se envolver com atividades voltadas para a comunidade regional.

 

 

Turno: Noturno

Duração Mínima: 9 semestres

Modalidade: Presencial

Número de vagas anuais: 50