Perfil do Egresso


Perfil do Egresso

O Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura pretende formar profissionais com perfil caracterizado pelas capacidades de:

  • uso da língua portuguesa e da língua espanhola, nas modalidades oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos de diferentes gêneros;
  • reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno educacional, psicológico, social, ético, histórico, cultural, político e ideológico;
  • desenvolvimento de uma visão crítica sobre perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias e no ensino de línguas que fundamentam sua formação profissional;
  • desenvolvimento de uma postura acadêmico-científica frente às questões relacionadas à aquisição e ao desenvolvimento da língua portuguesa e da língua espanhola;
  • exercício profissional, didático e pedagógico, com utilização de tecnologias contemporâneas, seguindo os desafios do mercado de trabalho;
  • percepção da relação entre conhecimentos linguísticos e literários e entendimento de contextos interculturais, principalmente nas situações que envolvem o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, da língua espanhola e respectivas literaturas;
  • domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • domínio dos conteúdos pedagógicos – teóricos e práticos – que permitam a construção dos conhecimentos relativos aos diferentes níveis de ensino;
  • atuação consciente e autônoma na busca por uma formação continuada e abrangente como profissional da educação.

 

Nesse contexto, o futuro professor de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola deve ser capaz de aprofundar-se na reflexão teórica e crítica sobre temas e questões relativas ao ensino-aprendizagem dos conhecimentos linguísticos e literários, beneficiando-se de novas tecnologias para ampliar seu senso investigativo e crítico, buscando continuamente aprofundar/renovar seu desenvolvimento profissional de forma autônoma, a partir da reflexão sobre sua própria prática pedagógica.