Serviços

1. Acompanhamento psicossocial e/ou pedagógico

Desenvolver ações para reduzir os índices de evasão e retenção, identificando os motivos que levam os estudantes a não concluírem o ciclo com êxito ou a abandonarem o curso.

Mais informações: (https://www.uffs.edu.br/UFFS/atos-normativos/instrucao-normativa/proae/2020-0001)

 

2. Auxílios socioeconômicos

Promover ações que contribuam com a equidade de oportunidades e melhorias nas condições socioeconômicas dos estudantes, com vistas a criar condições que favoreçam a permanência e êxito acadêmico.

 

3. Análise socioeconômica

Analisar a situação socioeconômica dos estudantes, gerando um Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) e manter um banco de dados dos estudantes classificados para serem atendidos em programas, projetos, benefícios e serviços que dependam de análise socioeconômica. Link: (https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consunicgae/2016-0010)

 

Para solicitar sua análise socioeconômica siga os passos:

1. preencha e envia o cadastro socioeconômico de forma online pelo SAS (http://sas.uffs.edu.br/);

2. entregue a documentação descrita na lista de documentos no SAE de seu Campus e agende uma entrevista. Para os casos de renovação a entrevista não é obrigatória;

3. O SAE procede a conferência da documentação e a realização da entrevista com o estudante;

4. O SAE procede a finalização do cadastro socioeconômico;

5. Estudante recebe um e-mail com o resultado do seu cadastro socioeconômico e pode acompanhar pelo Sistema SAS todas as etapas.

 

4. Recepção e acolhimento aos discentes ingressantes

Promover a integração acadêmica dos discentes ingressantes por meio de diversas ações.

 

5. Programa Bolsa Permanência

Auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas. A partir de maio de 2016, o programa passou a recepcionar apenas inscrições de estudantes indígenas e quilombolas.

Site do Programa: http://sisbp.mec.gov.br/

 

6. Atendimentos individuais e coletivos

Fornecer espaços apoio ao estudante por meio de atendimentos com profissionais da equipe, contribuindo com a formação integral dos estudantes por meio de atividades que viabilizem discussões acerca de temas contextualizados na realidade contemporânea, assim como atividade que visem a promoção, e prevenção em saúde.

O SAE dispõe de atendimento social, psicológico e pedagógico que devem ser agendados no setor ou por e-mail.

 

7. Esporte, lazer, cultura e arte

Fomentar espaços de lazer, diversão e convivência no Campus.

Está disponível uma mesa de ping-pong, bolas, uniformes, coletes, jogos de xadrez, jogo de dardos, baralho, itens para natação, cones, vendas, violão e jogo de tacos para empréstimos diário e mensal.

 

8. Promoção de saúde ao estudante

Desenvolver ações de promoção à saúde e bem-estar aos estudantes, por meio de edital vinculado à PROAE.