Apresentação da Área Experimental do Campus Chapecó

 O Campus Chapecó possui uma área de aproximadamente 97 hectares; destes, aproximadamente 16 hectares estão destinados ao desenvolvimento de atividades de e Ensino, Pesquisa e Extensão em âmbito agrícola.

A área experimental do Campus Chapecó conta com a seguinte infraestrutura: uma estufa para cultivo (casa-de-vegetação); um galpão de maquinário agrícola com área de aproximadamente 550 metros quadrados, utilizado para abrigar máquinas, trator, implementos agrícolas e armazenar insumos; máquinas agrícolas para a realização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão (semeadoras de fluxo contínuo e precisão, arado de discos, grade aradoura e niveladora, trilhadeira de parcela, rolo-facas, pulverizador tratorizado, microtrator, distribuidores de fertilizantes sólidos e líquidos, roçadeiras, carreta agrícola, roçadeiras costais, pulverizadores costais, atomizadores manuais, motosserras, perfuradores de solos, subsolador, escarificador, plaina tratorizada, trator agrícola entre outros).

Dentre as culturas implantadas na área experimental, incluindo Pesquisa e Ensino, podemos citar: milho, soja, canola, cana-de-açúcar, girassol, grama tifton, amendoim forrageiro, aveia-branca e eucalipto. Possuímos também um pomar com aproximadamente 3 hectares, com as seguintes espécies: pêssego, caqui, laranja, figo, mirtilo, amora, ariticum, pitanga, nêspera, jabuticaba, pitanga, maracujá e araçá.

A área experimental encontra-se com quase toda a sua extensão atendida por vias de acesso pavimentadas com pedra britada.

As áreas experimentais de todos os campi da Instituição são de responsabilidade da Secretaria Especial de Laboratórios (SELAB) e cada campus tem a sua Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais, que organiza as atividades desenvolvidas no espaço, com o apoio de servidores técnico-administrativos da Universidade.