UFFS promoveu o 1º Pint of Science – Cerro Largo
Os temas abordados foram pesquisa ambiental e clima.

Publicado em: 25 de novembro de 2022 16h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2022 18h11min

Nos dias 08 e 09 de novembro, os cursos de graduação em Ciências Biológicas e Agronomia e o mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis do Campus Cerro Largo promoveram o 1º Pint of Science - Cerro Largo.

O Pint of Science é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. O festival visa oferecer palestras interessantes e relevantes sobre as últimas pesquisas científicas em um formato acessível ao público - principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos.

O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos. Desde então, o festival já aconteceu em 179 cidades de todo o Brasil até 2019. Por conta da pandemia da covid-19, o festival não aconteceu presencialmente nos anos de 2020 e 2021, apenas no formato on-line. O Pint of Science para além de um festival, é uma estratégia fundamental para o debate da ciência no nosso país, e uma forma de brindar à ciência nacional.

Assim, o Pint of Science 2022 – Cerro Largo ofertou duas palestras/bate-papos, no período noturno, nas quais os professores pesquisadores vinculados a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-CL) abordaram temáticas relacionadas a pesquisas desenvolvidas na Universidade.

No dia 08, o tema foi "Um 'pint' com a UFFS sobre pesquisa ambiental", com os professores Alcione Aparecida de Almeida Alves, Fernando Henrique Borba e Suzymeire Baroni, realizado no estabelecimento Uzzina da Cerveja e com a presença de 125 participantes inscritos.

No dia 09, o tema foi "Um 'pint' com a UFFS sobre clima, estudos e pesquisas atuais", com os professores Anderson Spohr Nedel, Daniela Oliveira de Lima e Sidinei Zwick Radons, realizado no estabelecimento Dyllu's Bar e com a presença de 113 participantes inscritos.

Para a organizadora do evento, professora Nessana Dartora, o evento foi bastante positivo, multidisciplinar, unindo e envolvendo estudantes e professores de vários cursos da UFFS, além de contar com boa participação e aprovação do público acadêmico e geral quanto à organização e aos temas debatidos. A perspectiva é que o festival só venha a crescer, agindo como uma forma de divulgar a Universidade e suas pesquisas para a comunidade local.