Reitor da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia participou de simpósio do PPGEC
A palestra ocorreu nesta quarta-feira (28), on-line.

Publicado em: 29 de outubro de 2020 12h10min / Atualizado em: 29 de outubro de 2020 15h10min

O reitor da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia (UPN), professor Leonardo Fábio Martinéz Pérez, realizou palestra no I Simpósio Sul-americano de Pesquisa em Ensino de Ciências (SSAPEC), evento organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da UFFS – Campus Cerro Largo.

A palestra ocorreu na quarta-feira (28), com a temática “O Papel das Questões Sociocientíficas e Pensamento Crítico em Tempos de Pandemia”, no formato on-line, e foi transmitida pela página do PPGEC no Facebook.

No encontro, o professor apresentou aspectos que fundamentam a proposta de utilização das questões sociocientíficas em aulas de Ciências e o potencial para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Indicou a importância da argumentação como elemento chave para a formação científica na atualidade e apresentou exemplos de sequências didáticas que contemplam o uso de questões sociocientíficas.

O SIMPÓSIO

O I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências iniciou no dia 28 de outubro e segue até o dia 30, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação, discussões e debates entre estudantes de graduação e pós-graduação e professores que realizam pesquisa em Ensino de Ciências e áreas afins em diferentes instituições superiores.

A programação do evento inclui palestras, mesas-redondas e apresentação oral de trabalhos (em ambiente remoto, via plataforma Cisco Webex Meetings ou Stream Yard ), além da 1ª Escola Sul-Americana de Investigadores em Ensino de Ciências, como atividade de formação de novos pesquisadores da área, visando aprofundar o conhecimento e uso de metodologias de pesquisa.

O evento conta com 963 inscritos de universidades de diferentes países, como Colômbia, Argentina, México, Paraguai, Portugal e Estados Unidos, além de universidades de diferentes regiões do Brasil. Foram aprovados 88 resumos e 135 resumos expandidos, totalizando 223 trabalhos apresentados em 26 salas no evento.