Projeto do Campus Cerro Largo sobre transparência na gestão pública foi apresentado em assembleia na AMM

Publicado em: 06 de maio de 2019 14h05min / Atualizado em: 06 de maio de 2019 15h05min

No dia 26 de abril, estiveram participando da assembleia da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Funmissões, os professores Monize Sâmara Visentini e Ari Söthe, a técnica administrativa Micheli dos Santos e a mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas Laura Luiza Mallmann Franke. O objetivo da participação no evento foi o de divulgar resultados referentes à investigação que tem sido coordenada pela professora Monize Sâmara Visentini intitulada “Práticas de governança eletrônica na gestão pública municipal: investigando as 25 prefeituras dos municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento das Missões/RS".

A pesquisa é subsidiada com recursos financeiros do CNPQ (Chamada MCTI/CNPq Nº 01/2016 - Universal) e tem sido desenvolvida desde o ano de 2016. Os resultados apresentados indicam o índice de transparência mensurado para os 25 municípios integrantes do Corede Missões, por meio da Escala Brasil Transparente, desenvolvida pela Controladoria Geral da União, para os anos de 2016 e 2018. “A análise realizada demonstrou que há muito ainda para se melhorar no que tange à transparência evidenciada nos portais virtuais das prefeituras investigadas”, afirma Monize.

Dos 25 municípios investigados, em escala de 0 a 10, apenas os municípios de Cerro Largo, Eugênio de Castro, Porto Xavier, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e São Paulo das Missões obtiveram nota acima de 9. Como perspectivas de continuação dos trabalhos com as prefeituras municipais, a fim de contribuir para a gestão pública, no que se refere à transparência pública, os presentes na assembleia da AMM foram convidados a participar dos projetos de extensão "Orientação e Divulgação das Práticas de Transparência na Gestão Pública Municipal: Ênfase nas 25 prefeituras integrantes do COREDE Missões/RS" coordenado pela professora Monize e "Orçamento Público e Responsabilidade Fiscal: abordagem para transparência e controle social" coordenado pelo professor Ari Söthe, desenvolvidos durante o ano de 2019.