Projeto do Campus Cerro Largo viabiliza coleta de resíduos sólidos em ecopontos na cidade
Os materiais recolhidos vão desde embalagens plásticas a lápis, canetas e marca-textos

Publicado em: 12 de abril de 2019 13h04min / Atualizado em: 12 de abril de 2019 16h04min

A população cerrolarguense já conhece a coleta seletiva que ocorre no município e que beneficia a cooperativa de catadores Coopercaun. A comunidade separa seu lixo ao longo da semana e entrega ao recolhimento nos dias determinados para cada tipo de rejeito.

Existe ainda uma outra alternativa que está beneficiando a cidade quando se trata de recolhimento de resíduos sólidos e que conta com a participação e consciência dos munícipes: é o projeto da UFFS – Campus Cerro Largo “Amigos da Reciclagem”. O projeto já vem sendo trabalhado com o objetivo de recolher resíduos específicos que serão destinados à reciclagem. Esses resíduos são: embalagens plásticas de fraldas descartáveis adulto e infantil, embalagens de lenços úmidos, esponjas de limpeza doméstica e suas respectivas embalagens, lápis grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas de tintas coloridas, borrachas, apontadores, marca-textos, marcadores permanentes e marcadores de quadro-branco.

O objetivo do projeto é o do direcionamento ambiental na correta segregação, armazenamento e reciclagem de resíduos que geralmente são descartados como rejeitos. Segundo organizadores do projeto, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais permitem a diminuição da quantidade de resíduos produzidos, ajudando a preservar alguns elementos da natureza no processo de transformação, gerando renda e economia às comunidades.

Os resíduos são recolhidos mensalmente e separados pela Associação Casa da Amizade que é apoiadora e beneficiária do projeto, já que o lucro obtido pela comercialização dos resíduos coletados é gerenciada e aplicada em prol da associação, que tem o viés filantrópico.

O projeto, coordenado pela professora do Campus, Alcione Aparecida de Almeida Alves, realiza também palestras nas escolas da rede pública e privada com intuito de fomentar a correta destinação desses materiais.

Os pontos de coleta no município são os seguintes: UFFS (Bloco A), Supermercado São Roque, Supermercado Jaeschke – Centro, Escola Municipal Padre José Schardong, Colégio La Salle, CIEP, Prefeitura Municipal e Clínica de Fisioterapia Anelena Jaeschke.

Galeria de Imagens: