Programa de Formação Continuada Macromissioneira faz balanço de suas atividades durante a quarentena
Dinâmicas foram realizadas on-line a partir do mês de agosto

Publicado em: 17 de novembro de 2020 15h11min / Atualizado em: 17 de novembro de 2020 15h11min

O Programa de Formação Continuada de Professores da Região Macromissioneira não parou suas atividades durante os meses de quarentena, que iniciou, na UFFS, em março de 2020. Na verdade, assim como em todos os setores da Universidade, a adaptação foi a palavra-chave para superar os desafios oriundos desse momento. As dinâmicas, que ocorreram em outros anos por meio de seminários de um dia inteiro envolvendo cerca de 600 profissionais da Educação de toda a região, neste ano, foram realizadas on-line. Conforme informa a coordenadora do Programa e professora da UFFS, Neusete Machado Rigo, “partimos do pensamento do professor António Nóvoa, expresso em uma palestra on-line, de que os professores não podem abandonar seus alunos durante a pandemia, e assim pensamos que o Programa não poderia abandonar os professores. Nesse intuito, passamos a convidar os municípios, por intermédio das suas Secretarias de Educação, e o conjunto de professores para encontros on-line, realizados na plataforma Webex e transmitidos na página do Programa, pelo Facebook”.

O primeiro encontro on-line ocorreu no dia 26 de agosto e contou com a participação da professora e presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED/RS) Márcia Adriana Carvalho. Teve o objetivo de refletir com os professores sobre as possibilidades pedagógicas de garantir o direito à educação durante a pandemia, a partir das normativas do CEED em relação ao currículo adaptado e aos processos avaliativos. “Foi um momento muito importante que trouxe mais entendimento e segurança às secretarias de Educação e aos professores para pensarem a organização das aulas em seus municípios e escolas”, relata Neusete.

O segundo encontro ocorreu em 15 de setembro com a participação da psicóloga e mestra em Educação da FEMA de Santa Rosa Juliane Colpo e com a pedagoga mestra em Educação e professora na rede pública estadual Gilvane T. Safariz Zilli. Elas abordaram e discutiram as mudanças que a pandemia produziu nas relações entre as pessoas e os processos de ensinar e de aprender durante o afastamento social.

Os demais encontros formativos foram realizados no mês de outubro: encontro dos Grupos de Trabalho (GTs) por área de conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas), coordenados pelos professores da UFFS - Campus Cerro Largo e professores do IFFar - Santa Rosa, parceiros no Programa: Angelise Fagundes e Marcus Fontana, Luis Fernando Gastaldo, Daiani Finatto e Roberto Preussler e Cláudia I. Toso.

Nesses encontros, segundo a professora Neusete, intensificaram-se as discussões e reflexões acerca das práticas desenvolvidas pelos professores durante a pandemia para dar continuidade ao ensino e à educação das crianças e jovens. “Vários professores apresentaram suas práticas possibilitando muitas reflexões e aprendizagens sobre metodologias possíveis com e sem o uso das tecnologias. O diálogo proporcionado em torno dessas práticas evidenciou as dificuldades que professores e alunos enfrentam para manter o contato e a aproximação necessária para ensinar e aprender. São dificuldades que nos revelam ainda mais as desigualdades sociais que existem e o agravamento delas com a pandemia. Ao mesmo tempo, os professores nos dão lições importantes para vencê-las para que o direito à educação possa ser confirmado”, opina a coordenadora.

Para o ano de 2021, a expectativa é dar continuidade ao Programa e garantir o acordo técnico firmado entre a UFFS e o Instituto Federal Farroupilha (Campus Santa Rosa - RS) “para que o Programa de Extensão de Formação Continuada Macromissioneira continue com seu trabalho, contribuindo com a formação de professores que atuam na educação básica”, conclui.

Para assistir as gravações das lives realizadas, bem como saber outras notícias do Programa, acesse a Página no Facebook.

Galeria de Imagens: