Professor do Campus Cerro Largo foi contemplado em edital de bolsa produtividade do CNPq
A bolsa - uma das mais prestigiadas entre os pesquisadores – vai financiar projeto inovador na região das Missões para tratamento de água residuária de aterros sanitários

Publicado em: 15 de dezembro de 2020 10h12min / Atualizado em: 16 de dezembro de 2020 09h12min

O professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS) da UFFS – Campus Cerro Largo, Fernando Henrique Borba, foi contemplado com uma bolsa de produtividade concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A bolsa vai financiar, a partir de março de 2021, o projeto intitulado “Degradação de contaminantes químicos emergentes presentes em lixiviados de aterros sanitários (LAS) por processos de eletro-oxidação avançada (EOA) e oxidação aeróbica (OBA).

Segundo o professor, o lixiviado é uma água residuária de alta periculosidade para os seres humanos, pois apresenta características tóxicas, mesmo em baixas concentrações. “Ele pode afetar diretamente a saúde pública, provocando a possibilidade de incidência de câncer, ansiedade, depressão e hiperatividade. Devido à complexidade das características do LAS, é necessário o tratamento eficiente e adequado para minimizar os impactos ambientais causados no descarte em corpos hídricos”, explica Fernando. Assim, o projeto pretende, após identificar os principais contaminantes presentes no LAS, apresentar um sistema integrado de tratamento reduzindo os efeitos tóxicos, possibilitando, um descarte adequado e seguro no meio ambiente. “Com o desenvolvimento desse trabalho espera-se apresentar uma técnica inovadora maximizando uma melhora na qualidade das águas, solos e da sociedade afetada na região das Missões”.

Segundo parecer técnico do CNPq, “estudos que envolvam tecnologias de tratamento de lixiviados com alta eficiência são bastante relevantes, visto que a remediação desse efluente é um dos desafios da mitigação dos impactos causados pela disposição de resíduos sólidos urbanos (RSU) em aterros sanitários. O tema do projeto contribui para o desenvolvimento cientifico e tecnológico na área de tecnologias de tratamento visando a remoção de compostos refratários em lixiviados. O projeto é relevante e será uma contribuição significativa para a área tratamento de efluentes no Brasil”.

Além da importância do estudo para a região missioneira, a bolsa de produtividade é uma das mais prestigiadas entre os pesquisadores pois, conforme argumenta o professor, “a contemplação é indicativo que a nossa Universidade proporciona estruturas e condições de trabalho para o desenvolvimento de pesquisas científicas a nível mundial”, orgulha-se.

Para a carreira do professor também é de alta relevância: “É uma enorme satisfação, posso dizer que é mais um sonho realizado profissionalmente. Faz três anos que vinha tentando ser contemplado neste Edital (bolsa de produtividade em pesquisa) e, graças a Deus e a dedicação/comprometimento do trabalho na pesquisa, este ano fui agraciado. Esse resultado é proveniente de um grupo de trabalho. Ter os alunos que tenho e já tive trabalhando comigo foi um dos principais fatores que levaram a essa conquista, sou imensamente grato a todos eles”, conclui o professor.

Fernando é o segundo pesquisador a ganhar essa bolsa no Campus Cerro Largo. O primeiro foi o professor da área de Física Tiago Vecchi Ricci, em 2017.

Relembre a matéria produzida pela ASCOM-CL, logo abaixo.

Galeria de Imagens: