Pesquisa da UFFS com peixes migradores é tema de episódio da Expedição/Programa Brasil Biomas
O Programa é apresentado pelo biólogo Richard Rasmussen.

Publicado em: 23 de junho de 2022 09h06min / Atualizado em: 23 de junho de 2022 15h06min

No último domingo (19), foi ao ar o episódio da Expedição Brasil Biomas, apresentado pelo famoso biólogo Richard Rasmussen, sobre o Bioma Pampa. Nele, foi apresentado um pouco das pesquisas realizadas pelo professor do Campus Cerro Largo, David Augusto Reynalte Tataje, com peixes migradores da região do Médio Rio Uruguai. Participaram ainda, ex-alunos do Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS), Juliana Felden e Lucas Pachla.

O professor, com seus alunos do curso de Ciências Biológicas e do mestrado do PPGATS, tem realizado amostragens em distintos pontos da bacia do Médio Rio Uruguai, tanto no canal principal do rio, quanto nos seus principais afluentes. Dentre os ambientes pesquisados, destaca-se o rio Ibicuí, o maior tributário do Médio Uruguai.

Trabalhos realizados no Ibicuí, desde o ano de 2018, indicam que esse rio é importante como área de desova e criação de diferentes espécies migradoras, inclusive de algumas que atualmente se encontram ameaçadas de extinção, tais como o Surubim-pintado (Pseudoplatystoma corruscans), a Piracanjuba (Brycon orbignyanus) e o Dourado (Salminus brasiliensis). A reprodução desses peixes dentro da bacia do rio Uruguai está limitada a poucos ambientes que reúnem certo grau de conservação e grande oferta de alimento e abrigo, todas essas condições encontradas no Ibicuí.

A relevância desse rio para a ictiofauna tem sido demonstrada pelos diferentes trabalhos de pesquisa realizados por alunos do curso de Ciências Biológicas do Campus Cerro Largo, através de trabalhos de conclusão de curso e de estudos de iniciação científica, assim como de diversas dissertações dos mestrandos do PPGATS. Todos os trabalhos desenvolvidos no rio Ibicuí e em outros locais da bacia foram possíveis devido ao suporte financeiro de órgãos de financiamento (CNPq, CAPES, FAPERGS) e da UFFS — Campus Cerro Largo e à parceria com diversos pescadores, como os senhores Gibra e Dirceu, que disponibilizam hospedagem e embarcação para a execução dos trabalhos de campo.

Para o professor David, “Estudos ecológicos voltados a entender o ciclo de vida dos peixes migradores em ambientes ainda preservados são de fundamental importância para a proteção e a conservação dos estoques naturais, pois essas espécies possuem um grande valor socioeconômico e ainda fornecem importantes funções ecológicas no ecossistema que habitam”.

Assista o vídeo completo no Canal do YouTube de Richard Rasmussen.