Nota Oficial da Direção do Campus Cerro Largo

Publicado em: 31 de agosto de 2019 12h08min / Atualizado em: 02 de setembro de 2019 14h09min

A Direção do Campus Cerro Largo da UFFS vem a público manifestar contrariedade em relação à decisão da Presidência da República de nomear, como Reitor da Universidade, o terceiro colocado nos processos de consulta pública e votação no Consuni, realizados na Instituição.
Entendemos que, embora previsto em lei, o procedimento de composição de uma lista com três nomes com posterior livre nomeação por parte do Presidente da República não tem sido um mecanismo efetivo para a garantia da Autonomia Universitária expressa na Constituição Federal.
A consulta prévia informal e o processo de composição da lista tríplice garantiram à Comunidade Universitária o debate de ideias, o questionamento e o aprimoramento de um programa de gestão vencedor, em um processo transparente e democrático. O desrespeito ao seu resultado, mesmo não sendo ilegal, é visto com grande preocupação.
Neste momento em que a comunidade acadêmica uma vez mais se mobiliza, ressaltamos a importância de se manter a serenidade, a racionalidade, a responsabilidade, o diálogo amplo e o respeito a todas as posições.
Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a defesa e construção de uma Universidade laica, apartidária, democrática, inclusiva e de excelência acadêmica.

Prof. Bruno München Wenzel
Diretor do Campus Cerro Largo da UFFS
Cerro Largo-RS, 31 de agosto de 2019.