Nota da Direção da UFFS - Campus Cerro Largo (14/05/2022)

Publicado em: 14 de maio de 2022 00h05min / Atualizado em: 16 de maio de 2022 10h05min

A Direção do Campus Cerro Largo da UFFS vem a público esclarecer, diante das manifestações de estudantes em redes sociais acerca da impossibilidade de uso de agrotóxicos e afins, especialmente os pesticidas, na área experimental do Campus, que essa proibição decorre de normativa institucional, válida para toda a UFFS, conforme Art. 5º da Resolução Nº 22/CONSUNI/UFFS/2018. Portanto, não se trata de uma limitação exclusiva para o Campus Cerro Largo.

Apesar do esforço dos professores, que muitas vezes utilizam recursos próprios e áreas agrícolas fora da Instituição para desenvolver pesquisas de maneira adequada, entendemos que essa determinação tem dificultado o desenvolvimento de algumas atividades necessárias ao curso de Agronomia. Assim, de longa data, temos trabalhado e mantido diálogo com docentes da área no intuito de buscar uma solução equilibrada para o tema.

Durante o dia de ontem (13), a Direção de Campus buscou contato com representantes dos estudantes do curso, especialmente do Diretório Acadêmico, bem como a Coordenação do Curso de Agronomia, quando foi definida agenda para uma reunião a ser realizada na próxima semana com o propósito de prestar esclarecimentos acerca das normativas institucionais e discutir aspectos de uma proposição de alteração da referida resolução, que já vem sendo trabalhada desde o início do ano de 2021, que deverá ser submetida ao Conselho Universitário.

Por fim, renovamos nosso compromisso de proporcionar uma formação de excelência aos nossos estudantes, nosso apreço pelos conhecimentos científicos e agronômicos, pela liberdade de aprender e ensinar e nosso entendimento acerca do papel da Universidade como local adequado para pesquisar e gerar novos conhecimentos.

 

Prof. Bruno München Wenzel

Diretor do Campus Cerro Largo da UFFS

Cerro Largo - RS, 14 de maio de 2022.