Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas disponibiliza livro sobre modelos de desenvolvimento
O livro é editado pela Editora UFFS e está disponível nas versões e-PUB, Mobi e PDF

Publicado em: 23 de novembro de 2018 14h11min / Atualizado em: 08 de junho de 2020 18h06min

A UFFS – Campus Cerro Largo disponibilizou o livro “O modelo de desenvolvimento brasileiro das primeiras décadas do século XXI: aportes para o debate” pela Editora UFFS. O livro trata de reflexões sobre o modelo de desenvolvimento implantado no Brasil nas primeiras décadas do século XXI.

A obra é organizada pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas do Campus, Edemar Rotta, Herton Lopes e pela servidora técnica e também mestra pelo programa Neusa Rossini. O prefácio é do professor Carlos Nelson dos Reis.

Segundo o professor Rotta, são textos elaborados por acadêmicos com temas que dialogam com os tópicos realizados nos seminários do Mestrado. “É o primeiro livro de muitos que virão neste exercício de produção coletiva a partir das atividades de aula”, afirmou Rotta.

Apresentação do livro:

O modelo de desenvolvimento implantado no Brasil a partir do início do século XXI situa-se em um contexto de crise do ideário neoliberal e retomada do pensamento desenvolvimentista. O ideário neoliberal, hegemônico no contexto mundial a partir da década de 1980, apresentou, no final dos anos 90, sinais claros de esgotamento: altas taxas de desemprego, ampliação das desigualdades, concentração de renda, baixos índices de crescimento econômico, entre outros. A construção de alternativas exigiu repensar as relações entre o mercado, o Estado e as diferentes organizações da sociedade civil. No caso brasileiro, a proposta que se tornou hegemônica retomou princípios desenvolvimentistas de uma ação mais incisiva do Estado, tanto como planejador e articulador, quanto como financiador e agente direto em processos econômicos e sociais com vistas ao desenvolvimento. Este novo modelo incita muitas reflexões para compreender suas características e repercussões nos cenários locais e regionais.

O livro está disponível nas versões e-PUB, Mobi e PDF e pode ser acessado na página da Editora UFFS. 

Galeria de Imagens: