Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis publica artigo em Periódico A1 internacional
A pesquisa fortalece a interdisciplinariedade já que contou com a colaboração de docentes de áreas de conhecimento distintas

Publicado em: 09 de novembro de 2018 13h11min / Atualizado em: 09 de novembro de 2018 12h11min

No dia 03 de novembro um grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS), oferecido na UFFS - Campus Cerro Largo, coordenado pelo professor Fernando Borba teve um artigo publicado no Journal of Environmental Chemical Engineering (Qualis A1). Este estudo, segundo Fernando, “reporta a extrema necessidade de minimizar o despejo de contaminantes emergentes (fármacos) em corpos hídricos, assim como apresenta os principais problemas relacionados à saúde humana e ao meio ambiente”.

Para tanto, os pesquisadores investigaram um método de tratamento eficiente (UV-C/H2O2), tornando-se uma alternativa atraente para minimizar os efeitos tóxicos, citotóxicos e mutagênicos causados pelo descarte de contaminantes em corpos de água. O ARTIGO completo encontra-se disponível on-line.


O trabalho parte de resultados da dissertação de mestrado da acadêmica do PPGATS, Andrieli Schmitz que colaborou com um estudo investigativo na área da Ciências Ambientais baseada na interdisciplinariedade. A pesquisa desenvolvida contou com a colaboração de docentes de áreas de conhecimento distintas, como Engenharias II, Ciências Ambientais e Genética. De acordo com o coordenador do PPGATS, Fernando Borba, o desenvolvimento de pesquisas em conjunto (interdisciplinariedade) vem se tornando frequente entre os pesquisadores do PPGATS, contribuindo com isso no objetivo principal dentro da Área de Ciências Ambientais.