Fórum de Gestão Social articulado pela Incubadora do Campus Cerro Largo recebe prêmio do Ministério do Meio Ambiente e da ONU
O Fórum viabilizou a efetivação da Coopercaun e da coleta seletiva de lixo no município e a criação da Central de Triagem

Publicado em: 13 de março de 2019 11h03min / Atualizado em: 13 de março de 2019 16h03min

Uma ação realizada pela Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES) da UFFS – Campus Cerro Largo recebeu um reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) como uma boa prática de gestão ambiental, a Chamada Pública Boas Práticas A3P.

A ação é referente ao Fórum de Gestão Social (FGS), que reúne várias entidades como escolas, promotoria, cooperativas, associações, entre outros, em torno de questões sociais e ambientais que envolvem o município de Cerro Largo. A partir da integração desses diversos atores foi criada, no município, a Coopercaun (Cooperativa de Catadores Unidos pela Natureza), foi implantada uma central de triagem e a coleta seletiva. Além disso, foram realizadas palestras nas escolas de educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a importância da separação de lixo. O Fórum, após a criação da cooperativa de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, reintegrou indivíduos que antes eram marginalizados na sociedade, gerando trabalho e renda para suas famílias. O FGS levantou importantes debates sobre os temas ambientais e viabilizou a realização dessas ações importantes para o trabalho dos catadores e que foram além da criação da própria cooperativa.

Como resultados das ações do Fórum, pode-se destacar uma redução de 50% no valor gasto pela Prefeitura de Cerro Largo com a destinação correta de resíduos sólidos urbanos em 2018; a mobilização e conscientização da sociedade para a segregação correta dos recicláveis e a atuação conjunta entre a coleta seletiva municipal e a cooperativa incubada.

O Fórum é integrado pelas seguintes entidades: Ambiental SS Engenharia e Consultoria; Associação Amigos do Cavalo (AACAVAL); Câmara Municipal de Vereadores de Cerro Largo; Cáritas Diocesana de Santo Ângelo; Casa da Amizade, Rotaract Club e Rotary Clube Cerro Largo; Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Serro Azul – Sicredi União RS – Agência Cerro Largo; Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos pela Natureza (COOPERCAUN); Ministério Público Estadual; Defensoria Pública de Cerro Largo; Emater/RS-Ascar de Cerro Largo; Ijuí Energia; Jornal Folha da Produção; Leo Clube Cerro Largo; Lions Clube Cerro Largo; Prefeitura Municipal de Cerro Largo, colaborando por meio das suas Secretarias Municipais; Rede de Cooperativas; Associações e Agroindústrias do Território Missões - Rede Missioneira de Agricultura Familiar (REMAF); Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL); Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) de Cerro Largo e UFFS.

Para participação na Chamada Pública, foi submetido um artigo assinado pelos seguintes pesquisadores da UFFS: Louise de Lira Roedel Botelho; Alcione Aparecida de Almeida Alves, Fabiano Kapelinski, Carolina Back Olegário, Eduardo Alex Karnikowski, Julia Villela Toledo Ferreira, Matheus Araújo do Amaral, Paola Vogt, Ronnie Reus Schroeder, Aline Raquel Müller Tones, Evandro Pedro Schneider e Denize Ivete Reis.

Chamada Pública A3P

Segundo o Ministério do Meio Ambiente o prêmio A3P, que ocorre a cada dois anos, visa reconhecer e documentar as melhores práticas, possibilitando a troca de experiências, compartilhando as ideias e promovendo o enriquecimento mútuo sobre o tema. Neste ano, foram submetidas 297 iniciativas distribuídas em 11 temas de sustentabilidade. Desse número, foram selecionadas 125 boas práticas.

Além do Fórum de Gestão Social, a UFFS recebeu outro prêmio de reconhecimento que diz respeito à “Concessão sustentável de restaurantes universitários”, que é a compra de alimentos produzidos por agricultores locais para abastecimento dos RU's dos campi da Instituição, prática que ocorre desde 2016,  que resulta na diminuição do transporte e de poluição. O controle de sobras e a redução da produção de lixo, bem como o uso de saneantes biodegradáveis, também foram levados em consideração. Pode-se citar como resultados principais: integração e apoio ao desenvolvimento da comunidade local/regional (especialmente da agricultura familiar); aquisição e oferta de produtos/refeições de qualidade; otimização de recursos; redução de danos ambientais (diminuição da poluição e da produção de resíduos).

 

 

 

 

Galeria de Imagens: