Exposição de Coleções de Insetos é realizada no Campus Cerro Largo
Por meio da exposição é possível que a comunidade se conscientize da importância dos insetos para o meio ambiente da região

Publicado em: 07 de julho de 2017 10h07min / Atualizado em: 07 de julho de 2017 11h07min

Foi realizada, na última terça-feira (04), uma exposição sobre coleções de insetos, organizada pelos alunos do curso de Agronomia, no Saguão do Bloco A do Campus Cerro Largo. O evento foi coordenado pelo professor Milton Norberto Strieder e pelo monitor Nestor Bremm.

Segundo Milton, a exposição teve como objetivo destacar a importância da coleta, montagem e conservação de insetos, uma vez que esses procedimentos são necessários para reconhecimento das características morfológicas e para a identificação correta das espécies. “A elaboração da coleção entomológica proporcionou um aprendizado para os acadêmicos envolvidos no projeto, pois tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o reconhecimento do habitat, tipo de alimentação e a importância dos diversos grupos de insetos ocorrentes na natureza”, informou o professor.

Durante a exposição das coleções, foi solicitada ao público presente uma avaliação referente à organização geral e montagem dos insetos. As coleções entomológicas deviam seguir alguns critérios de organização e composição, como: conter, no mínimo, 40 insetos de importância agrícola; identificar todos os exemplares em ordem, família e espécie; e ter classificação correta. Os alunos tiveram também que seguir os passos adequados de coleta, conservação e confecção para a montagem da coleção.

O professor Milton explica que a “exposição teve uma importância fundamental, pois trouxe informações relevantes para a comunidade local, a fim de mostrar a importância desses insetos para o meio ambiente da região”, finaliza.