Estudo analisa influências da covid-19 em pesquisas de sustentabilidade
Estudo foi realizado por um grupo de pesquisadores internacionais, entre eles servidora do Campus Cerro Largo

Publicado em: 15 de janeiro de 2021 12h01min / Atualizado em: 15 de janeiro de 2021 15h01min

Um estudo divulgado recentemente avaliou a extensão em que a covid–19 como um todo, e os bloqueios em particular, influenciaram as pesquisas em sustentabilidade no mundo todo. A pesquisa delineia as soluções buscadas pelos pesquisadores em todo o mundo para superar os desafios que eles experimentaram durante esse período.

Responderam ao estudo 205 pesquisadores da temática de sustentabilidade de 39 países. O trabalho foi realizado por um grupo de pesquisadores internacionais, dentre eles a servidora técnico-administrativa em educação da UFFS – Campus Cerro Largo Luana Damke, que é doutoranda em Administração na UFSM. A pesquisadora passou seis meses em período de doutorado sanduíche na HAW Hamburg University, entre 2019 e 2020, em Hamburgo, na Alemanha. “Nosso estudo coincidiu com o período imediatamente após o pico em vários países europeus, a confirmação da covid-19 em todos os territórios norte-americanos e o rápido aumento da contagem na América do Sul”, relata Luana.

O estudo informa que a quarentena impactou rotinas diárias de pesquisa, fechamento de laboratórios em que é necessário manter animais e plantas vivos. Também traz vários exemplos, como o impacto em um projeto de pesquisa ecológica de longo prazo do Golfo do Alasca do Norte, que com a pandemia, “pode interromper os três cruzeiros de pesquisa planejados, tornando inerte os dados físicos e biológicos que foram coletados por décadas para entender as tendências oceonográficas nessa região”, diz a pesquisa.

O artigo também aponta para medidas de adaptação necessárias para permitir a continuidade da pesquisa - juntamente com o ensino e outras atividades universitárias - assim como do planejamento futuro e da capacidade de retomá-las.

O trabalho foi organizado por um grupo de pesquisadores da HAW Hamburg University, sob coordenação do professor Walter Leal.

Leia o artigo no site da SPRINGER.

Outros artigos do grupo podem ser acessados nos links abaixos:
COVID-19 and the UN Sustainable Development Goals: Threat to Solidarity or an Opportunity?
COVID-19: the impact of a global crisis on sustainable development teaching