Estudantes do curso de Agronomia do Campus Cerro Largo se destacam na XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo
Uma das alunas ficou em segundo lugar competindo com estudantes de mestrado e doutorado

Publicado em: 30 de novembro de 2020 10h11min / Atualizado em: 30 de novembro de 2020 18h11min

Cinco trabalhos oriundos de projetos de iniciação científica e TCC da UFFS – Campus Cerro Largo foram apresentados durante a programação da XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, que ocorreu de forma virtual, nos dias 26 e 27 de novembro de 2020. O tema principal da Reunião foi “Conhecimento Aplicado ao Campo e à Cidade”.

O trabalho apresentado pela estudante Larissa Werle, intitulado “Disponibilidade de água e atributos físicos do solo em sistemas de manejo para a cultura da canola” foi escolhido como o 2° melhor trabalho na área de Física do Solo. O trabalho teve como autores Larissa Werle (apresentadora), Raquel Luana Heck, Bruna Vicente, Estéfany Pawlowski, Isabela Friedrich Ribas e Douglas Rodrigo Kaiser (orientador).

A estudante Isabela Friedrich Ribas ficou em segundo lugar na IV Competição Sul Brasileira de Solos e a I Competição Brasileira On-line de Solos. A competição contou com participantes de várias universidades do Sul do Brasil e a grande maioria de programas de mestrado e doutorado. O que traz um destaque ainda maior para Isabela, que ainda é estudante da graduação. “Essa competição exige um conhecimento aprofundado sobre o assunto e muita atenção para ser realizada. A competição teve 41 inscritos, de todo o Brasil, a maioria estudantes de mestrado e doutorado em Solos e Agronomia”, informa Douglas.

Essas atividades têm como principais objetivos oportunizar aos estudantes conhecerem os solos do local de prova; exercitarem os conhecimentos técnicos exigidos para a interpretação do potencial e limitações dos solos e paisagens; e promover a troca de experiências entre professores, pesquisadores e estudantes de Ciência do Solo.

A elaboração dos trabalhos e a preparação dos estudantes da UFFS para a participação da competição ocorreram durante o período de pandemia. “Isso demonstra o papel da UFFS e do curso de Agronomia na preparação dos seus estudantes e no compromisso em oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade”, acrescenta o orientador do grupo.

Destaque em competições anteriores
Nas edições anteriores da Competição Sul Brasileira de Solos (2016 e 2018), os estudantes da UFFS já haviam se destacado, tanto de forma individual como em equipes. E no ano de 2018, três estudantes do curso de Agronomia do Campus Cerro Largo e uma estudante do Doutorado em Ciência do Solo da UFSM, juntamente com o professor Douglas Rodrigo Kaiser, formaram a equipe brasileira que representou o Brasil na 3ª Competição Mundial de Identificação de Solos (3º International Soil Judging Contest), que aconteceu durante o 21° Congresso Mundial de Ciência do Solos, que ocorreu no Rio de Janeiro.

Dia mundial do solo

No dia 05 de dezembro comemora-se o Dia Mundial do Solo. Esse dia foi marcado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para demonstrar a importância do solo para a manutenção da vida na Terra. Segundo o professor Douglas Kaiser, o solo pode ser considerado o substrato da vida, pois fornece água e nutrientes para as plantas, que são os produtores primários nos ecossistemas e a base da alimentação da humanidade. Além disso, o solo atua como regulador do ciclo da água, servindo como um filtro de poluentes, evitando que a água subterrânea seja poluída, serve como meio de descarte de resíduos, um reator biológico que controla os ciclos biogeoquímicos dos nutrientes e também atua na retenção de carbono, reduzindo as emissões de gases causadores do efeito estufa.

De acordo com a FAO, atualmente mais de 25% dos solos do planeta Terra estão degradados, o que representa um risco para a segurança alimentar, para a biodiversidade e para a água, e vem preocupando a humanidade, que a cada dia vem crescendo mais e dependendo diretamente do solo para a produção de alimentos, fibras, biocombustíveis, água etc.

Devido a isso, a ONU decretou o ano de 2015 como o Ano Internacional dos Solos e de 2015 a 2024 a década internacional do solo e espera que a iniciativa sirva para mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e  para alertar sobre os perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo.

“Apesar da sua importância agrícola e ambiental, pouca atenção tem sido dada a esse recurso natural de vital importância, e muitos problemas de degradação do solo vem ocorrendo e passam despercebidos pela sociedade, que, em geral, desconhece o solo e suas múltiplas funções ecossistêmicas”, informa Douglas.

Entre os principais processos de degradação do solo estão a erosão, a compactação e a poluição do solo, desencadeados tanto pela agricultura como pela urbanização. “Cada tipo de solo possui características próprias, que definem a sua aptidão agrícola e ambiental. Dessa forma, solos mais rasos de encostas e solos arenosos são mais frágeis e suscetíveis à degradação, enquanto os solos mais profundos e argilosos em áreas planas possuem melhor aptidão para uso agrícola e ambiental”, ensina o professor.

"Que, no dia 5 de dezembro, ele possa ser lembrado por todos, pois é um recurso natural não renovável e sua degradação pode levar a sociedade ao colapso”, finaliza o docente.

Galeria de Imagens: