Curso de Agronomia do Campus Cerro Largo recebe conceito 4 do Enade
Coordenadora do curso explica motivos do ótimo conceito e comenta sobre estrutura no campus

Publicado em: 02 de dezembro de 2020 10h12min / Atualizado em: 02 de dezembro de 2020 15h12min

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) divulgou, no segundo semestre de 2020, o resultado da avaliação que realizaram em 2019 em universidades do Brasil. O curso de Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo recebeu o conceito 4 (em um total de 5). Para a coordenadora do curso, Juliane Ludwig, “esse resultado reflete a dedicação dos nossos alunos em aprender sempre mais, bem como o trabalho sério e competente de docentes e técnicos na formação dos futuros engenheiros agrônomos que, em pouco tempo, atuarão nas mais diferentes regiões do país”.

O Enade é realizado a cada triênio e é a forma utilizada para aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. A prova é composta por 40 questões, divididas em formação geral, onde se avaliam aspectos da formação profissional relacionadas à ética e ao compromisso com a sociedade, além de componentes específicos direcionados a avaliar se o concluinte desenvolveu, no processo de formação, competências voltadas às áreas inerentes a sua futura atuação profissional.

A seguir, uma entrevista realizada com a coordenadora sobre a estrutura do curso de Agronomia no Campus Cerro Largo e o perfil do profissional egresso.

ASCOM – CL: O que os estudantes podem esperar do curso de Agronomia da UFFS – CL?

Juliane Ludwig: Aqui os estudantes encontrarão um corpo docente cuja grande maioria são doutores e que se dedicam ao ensino de excelência. Aos alunos, são oportunizadas aulas teóricas e práticas de disciplinas correlacionadas às mais diferentes áreas de atuação profissional e a solução de problemas, e voltadas a uma visão mais holística e sustentável. Além do ensino, os professores desenvolvem e inserem alunos em seus projetos de pesquisa e extensão, financiados por órgãos de fomento federal (CNPq) e estadual (FAPERGS) que beneficiam a comunidade regional, oportunizando aos alunos uma formação complementar diferenciada e muito valorizada pelo mercado de trabalho.

ASCOM – CL: Qual a estrutura que o curso oferece?

Juliane Ludwig: O curso de Agronomia do campus de Cerro Largo também oferece uma estrutura física de salas de aula, laboratórios com modernos equipamentos, área experimental com galpão de máquinas, estufas, viveiro, pomar e parcelas experimentais. Todos esses locais estão disponíveis para a realização de aulas práticas desde o primeiro semestre do curso bem como para a realização de pesquisas e aprimoramento de métodos. Além disso, são realizadas viagens técnicas para complementar a formação dos estudantes.

ASCOM – CL: Em que áreas o estudante pode trabalhar depois de formado?

Juliane Ludwig: O aluno, após formado, pode atuar em diferentes áreas, trabalhando em instituições públicas ou privadas como Emater, cooperativas, empresas de assistência técnica, na emissão de laudos ambientais e de uso e aptidão agrícola visando financiamento e custeio agrícola. Além disso pode trabalhar no gerenciamento da própria propriedade, melhorando ainda mais as condições de sua família ou empregado por grandes grupos ou multinacionais do ramo agrícola. Pode ainda atuar no ramo de máquinas agrícolas, na diagnose e monitoramento de doenças, pragas e plantas daninhas e na orientação sobre o melhor método de controle ou emissão de receita agronômica. Na área de solos pode trabalhar em projetos de manejo, visando a melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Projetos de manejo e conservação do solo e da água em propriedades rurais e bacias hidrográficas. Planejamento do uso das terras. Pode prestar orientação técnica especializada em manejo de culturas frutíferas, hortaliças e anuais de inverno e de verão. Na parte animal pode projetar, orientar e conduzir sistemas de produção nas áreas de bovinocultura de leite e de corte, na suinocultura, avicultura e na ovinocultura

ASCOM – CL: Como o curso está trabalhando nesse momento de pandemia?

Juliane Ludwig: Nesse momento de pandemia, o curso está desenvolvendo suas aulas de forma remota, com o uso de diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando preservar a saúde de nossos alunos e suas famílias. Trabalhos de pesquisa estão sendo realizados presencialmente, nos laboratórios e na área experimental, seguindo protocolos rígidos para evitar aglomerações e com o uso obrigatório de máscaras, obedecendo a um regime de escalonamento de uso. No ensino, tão logo retornamos às nossas atividades presencias, os alunos realizarão atividades práticas visando repassar uma parte do conhecimento que não foi possível mesmo com o uso de ferramentas das TICs. A parte administrativa funciona exclusivamente por e-mail onde os alunos ou qualquer membro da comunidade que precise de alguma informação ou contato do curso pode mandar e-mail para a Coordenação do Curso de Agronomia no endereço agronomia.cl@uffs.edu.br.