Melhores de 2019: confira os principais destaques do Campus Cerro Largo do ano que passou
As 15 melhores notícias para relembrar

Publicado em: 21 de janeiro de 2020 13h01min / Atualizado em: 22 de janeiro de 2020 09h01min

O ano de 2019 foi intenso, com muitas notícias para a UFFS como um todo e para o Campus Cerro Largo.

Para te ajudar a lembrar dos destaques durante todo o ano, preparamos uma lista com as 15 melhores notícias.

Confira:

1 - Transparência Pública em universidades públicas do estado. Foram avaliados os portais eletrônicos de 3 institutos -IFRS, IFFar e IFSul - e 9 universidades: UERGS, UFFS, UFCSPA, UFPel, UFSM, UNIPAMPA, FURG e UFRGS.

2 - A professora e coordenadora do curso de Química, Rosália Andrighetto, foi agraciada com o Trófeu Obirici 2019, no dia 29 de novembro, no Clube do Comércio, em Porto Alegre.

3 - Projeto de extensão “Geração de Renda com Sabão e Composteiras” promove ação no Presídio Estadual de Cerro Largo. Segundo a professora do Campus  Manuela Cardoso, o objetivo da ação é  “fornecer informações sobre como gerar renda a partir de produtos de baixo custo”.

4- Revista do Campus Cerro Largo é avaliada como Qualis A4 pela Capes. A RIS – periódico da área de Ensino – iniciou suas publicações em junho de 2018.

5 -Pesquisas revelam baixos índices de transparência pública em municípios da região das Missões. Foram pesquisados 25 municípios da região em 2016 e em 2018.

6 - II ECOCIÊNCIA leva à população de Cerro Largo consciência ambiental por meio de atividades interativas, entre outras coisas.

7 - Escolas de 16 municípios da região e cerca de 800 estudantes estiveram presentes no 3º Vem para a UFFS, em Cerro Largo.

8 - Pesquisa analisa influência dos cursos de Agronomia no RS. Estudo também mostra dados de origem de estudantes de Agronomia na UFFS – Campus Cerro Largo.

9 - Bacia do Rio Piratinim apresenta 9 espécies diferentes de borrachudos. Espécie com influência negativa para os moradores da região está em maior quantidade, segundo estudo do Campus Cerro Largo.

10 - Projeto do Campus Cerro Largo viabiliza coleta de resíduos sólidos em ecopontos na cidade. Os materiais recolhidos vão desde embalagens plásticas a lápis, canetas e marca-textos.

11 - Rádio é o meio de comunicação mais acessado por agricultores da Fronteira Noroeste do RS, afirma estudo. Dados foram levantados no Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas do Campus Cerro Largo.

12 - Campus Cerro Largo realiza diagnóstico de drenagem das chuvas em Santo Ângelo. O diagnóstico contribui na prevenção de alagamentos.

13 - Professor do Campus Cerro Largo ensina Matemática em canal no Youtube. Canal é útil para alunos de Matemática do Campus, bem como para concurseiros, estudantes do Ensino Médio e professores da área.

14 - Fórum de Gestão Social articulado pela Incubadora do Campus Cerro Largo recebe prêmio do Ministério do Meio Ambiente e da ONU. O Fórum viabilizou a efetivação da Coopercaun e da coleta seletiva de lixo no município e a criação da Central de Triagem.

15 - Discursos contra-hegemônicos: estudante do Campus Cerro Largo apresenta TCC montado de drag queen. Orientadora aponta para importância da diversidade de narrativas dentro da universidade.