Campus Cerro Largo estabelece nível de segurança operacional (NSO) 5
A mudança ocorreu em função da velocidade de propagação da covid-19

Publicado em: 03 de março de 2021 14h03min / Atualizado em: 02 de março de 2021 16h03min

Nesta segunda-feira (01), foi alterada a classificação do risco local relacionado ao surto epidêmico de covid-19, sendo estabelecido o nível de segurança operacional 5 na UFFS – Campus Cerro Largo.

De acordo com a Resolução Nº 1/CONSCCL/UFFS/2021, a medida foi tomada em função do aumento da velocidade de propagação do Coronavírus (covid-19), principalmente nas cidades de Cerro Largo e Santo Ângelo, onde em 15 dias (período entre 13/02 e 27/02) o número efetivo de reprodução do novo Coronavírus atingiu valores de 7,86 e 3,91, respectivamente.

O número efetivo de reprodução consiste em uma estimativa do número de pessoas que estão sendo contaminadas por cada indivíduo infectado pela covid-19. A figura em anexo à matéria mostra a dinâmica desse indicador desde o início de seu monitoramento no Campus.

O risco local é considerado temporariamente ALTÍSSIMO enquanto perdurar a “bandeira preta” do Sistema de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na Região Covid-19 R11 Santo Ângelo, a qual o Campus Cerro Largo pertence.

As atividades de ensino continuam a acontecer por meio do ensino remoto. Somente as atividades de pesquisa, extensão ou cultura, consideradas essenciais, que fazem uso de laboratórios ou área experimental, ocorrerão com a autorização da Direção de Campus. Os estágios e residência não terão atividades presenciais na região de abrangência do Campus.

Os setores de atendimento aos estudantes (biblioteca, laboratórios, secretarias de cursos de graduação e pós-graduação) estão com os atendimentos presenciais suspensos. O atendimento será somente remoto, por e-mail, conforme previsto no Plano de Retorno do Campus, assim como os setores administrativos.

As implicações operacionais decorrentes desse nível de segurança podem ser conferidas na íntegra, no Anexo da Resolução Nº 1/CONSCCL/UFFS/2021. Mais detalhes podem ser obtidos no Plano de retorno e no Ofício Circular Nº 1/2021 – CCL.