Campus Cerro Largo divulga livro sobre Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF)
Participam da obra professores, estudantes e comunidade que fizeram parte do projeto

Publicado em: 28 de março de 2019 15h03min / Atualizado em: 28 de março de 2019 16h03min

Desde 2014, a UFFS – Campus Cerro Largo vem coordenando o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) desenvolvido entre quatro escolas de Porto Xavier (RS) e uma escola de San Javier, na província de Misiones, Argentina. O programa possibilitou a criação do projeto “Diálogos Interculturais em espaços-tempos de fronteira” que teve o objetivo de dar formação continuada a professores, coordenadores e diretores de escolas da rede pública, capacitando-os a atuar no PEIF. O PEIF foi implementado em 2005 em todo o Brasil e teve o objetivo de estreitar laços entre as cidades que fazem fronteira entre Brasil e Argentina.

Dessa experiência com o programa surgiu a ideia de lançar uma obra em que participam professores, estudantes e comunidades com visões científicas sobre as vivências trabalhadas nas escolas. O livro, intitulado “Fronteiras e Interculturalidades”, da Copiart Editora, tem o objetivo de socializar e divulgar pautas que foram trabalhadas e debatidas durante o projeto. “Ela evidencia o esforço de pessoas e instituições, brasileiras e argentinas, em prol da integração no âmbito da interculturalidade, respeito e diversidade”, relata a professora da UFFS – Campus Cerro Largo, coordenadora do projeto e organizadora do livro Bedati Aparecida Finokiet.

É possível encontrar no livro, artigos com os seguintes temas: Projetos de Aprendizagem, Diagnóstico Sociolinguístico, Oficinas de Tecnologias Educacionais e de Patrimônio Cultural, Atingidos por Barragens, Missões Jesuítico-indígenas, Interculturalidade e Hospitalidade Linguística, Educação para a Integração Regional, Políticas Educacionais na região de fronteira, Inter-relações Culturais do Português e o Espanhol na Zona de Fronteira, entre outros tantos temas.

Esta é a segunda publicação sobre o projeto. A primeira foi lançada em 2015, intitulada “Linguagens e Interculturalidade”.

Os livros estão sendo distribuídos, gratuitamente, para universidades, bibliotecas e escolas. Interessados devem entrar em contato com a organizadora, pelo e-mail: bedati.finokiet@uffs.edu.br.

Galeria de Imagens: