Boletim climático da UFFS – Campus Cerro Largo aponta para o inverno com temperaturas dentro da normalidade na região missioneira
As informações são para o trimestre junho/julho/agosto

Publicado em: 16 de junho de 2021 11h06min / Atualizado em: 16 de junho de 2021 11h06min

A condição de neutralidade climática (sem a influência de El Niño ou La Niña) está presente sobre o Rio Grande do Sul e a mesma deve persistir ao longo de todo o inverno. Essas condições favorecem as projeções dos modelos climáticos para a regularidade das chuvas e das temperaturas na região, no trimestre (junho/julho/agosto). Os modelos numéricos estimam para o mês de junho precipitações se comportando dentro da normalidade; para o mês de julho, precipitações ligeiramente abaixo da normalidade para o período e para agosto, precipitações ligeiramente acima da normalidade climática. A média de precipitação para a região (considerando a climatologia de precipitação da estação do INMET de São Luiz Gonzaga) apresenta para o mês de junho (140mm), para julho (131) e para agosto (102mm).

Com relação às temperaturas mensais, os modelos estimam para a região missioneira um inverno com comportamento dentro da normalidade, com junho apresentando temperaturas dentro da média; julho, ligeiramente abaixo da média e agosto com temperaturas ligeiramente acima da média.

A condição meteorológica no trimestre junho-julho-agosto é muito importante para o estabelecimento e a fase inicial dos cultivos de inverno no Rio Grande do Sul. No mês de maio, com o enfraquecimento do fenômeno La Niña, houve predominância de ocorrência de valores (irregulares) acima da Normal Climatológica, que é de 140 mm para este mês (Figura 1).

Em Giruá, o acumulado de chuva foi 96% maior que a Normal Climatológica e praticamente o dobro registrado em São Luiz Gonzaga. As estações meteorológicas da UFFS registraram valores relativamente elevados de temperatura do ar neste mês de maio de 2021, chegando à marca dos 34 °C, como ocorreu em Porto Xavier (Figura 2). Esta é uma característica do clima local, agravada pela condição de La Niña, que, por proporcionar períodos secos mais frequentes, pode conduzir a períodos com maiores temperaturas do ar. Os valores mínimos registrados foram relativamente expressivos, sendo 3 °C a temperatura mínima do ar registrada em São Paulo das Missões e Santo Ângelo. Estas condições proporcionaram um bom estabelecimento e crescimento inicial para as pastagens anuais de inverno na região.

O prognóstico de chuvas e temperaturas próximos da normalidade no trimestre vindouro deve beneficiar os cultivos de cereais de inverno, como o trigo. Esta cultura tem problemas maiores com temperaturas muito elevadas e excesso de umidade, condição que não deve ser frequente, de acordo com os prognósticos climáticos. Assim, é possível que semeaduras mais tardias, com menores riscos de geadas, resultem em produtividades mais satisfatórias. Entretanto, a atenção ao manejo integrado de doenças deve estar sempre presente.

Nas atividades de produção animal, este é um período de especial atenção aos estresses por baixas temperaturas, especialmente em animais jovens e aos problemas de casco, muito comuns na produção leiteira quando as condições do local de manejo dos animais não são as mais adequadas. Destaca-se a importância da assistência técnica capacitada para a obtenção de produtividades satisfatórias nas lavouras e na produção animal. Recomenda-se que os agricultores mantenham diálogo constante com os profissionais que acompanham o planejamento e a execução de sua produção.