Ator Tião dos Santos, de “Lixo Extraordinário”, ministrou palestra no Campus Cerro Largo
Palestra foi organizada pelo GEPECIEM

Publicado em: 12 de julho de 2019 12h07min / Atualizado em: 12 de julho de 2019 15h07min

Na última quinta-feira (11), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) realizou atividade de formação com todos os licenciandos e professores envolvidos em projetos de pesquisa e extensão, subprojetos de PIBID (Física, QUímica e Biologia), PET Ciências e Residência Pedagógica.

A atividade foi realizada em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, de Guarani das Missões, que trouxe para a região Sebastião Carlos dos Santos, o Tião, ator do documentário Lixo Extraordinário e autor do livro "Do Lixo ao Oscar", que apresentou em uma palestra realizada na parte da manhã, no auditório da Unidade Seminário, e relatou sua trajetória de vida e o envolvimento com ONGs vinculadas a programas de Educação Ambiental e Reciclagem.

Tião é um ex-catador de lixo que se tornou embaixador da causa ambiental no Brasil. Realiza palestras em diferentes lugares do mundo apresentando a importância da conscientização ambiental pela população urbana.

Segundo a professora Fabiane Leite, “foi um ótima oportunidade para que nossos programas se aproximem ainda mais de ações realizadas pelas escolas públicas da região, como esse projeto realizado pela escola de Guarani, e também, para que compreendêssemos a importância de nos tornarmos educadores ambientais nas escolas. O problema que temos com o descarte do lixo de nossas casas precisa ser tratado nas escolas e essa foi uma oportunidade dos futuros professores perceberem que todos somos catadores”, relata.

Galeria de Imagens: