Aluna do Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas é aprovada em doutorado em Portugal
Projeto abordará exposição a agrotóxicos na gravidez na região das Missões (Brasil) e região de Braga e Porto (Portugal) e será realizado em parceria com a UFFS

Publicado em: 14 de outubro de 2020 10h10min / Atualizado em: 14 de outubro de 2020 14h10min

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) da UFFS - Campus Cerro Largo Thayná Champe da Silva foi aprovada no doutorado da Universidade do Minho (UMinho), em Portugal. A estudante faz parte do grupo de pesquisa “Agrotóxico, Saúde e Ambiente” orientado pelas professoras do Campus Dionéia Dalcin e Iara Denise Endruweit Batisti. O grupo desenvolve o projeto “Exposição de mulheres do meio rural a agrotóxicos em um município da região das Missões, RS’’ cujo objetivo geral é verificar as formas de exposição de mulheres residentes no meio rural aos agrotóxicos.

Thayná destaca a importância dos estudos realizados pela UFFS e UMinho: “a complexidade do tema saúde e agrotóxico, o crescente consumo desses compostos químicos, a economia baseada na agricultura, os estudos científicos evidenciando o potencial risco à saúde humana e, particularmente, a sensibilidade de mulheres, gestantes e crianças tornam esse tema tão relevante”.

O projeto de pesquisa “Exposição a agrotóxicos na gravidez: um estudo luso-brasileiro sobre as implicações para a saúde materno – infantil” será desenvolvido por Thayná no doutorado, e ela cursará paralelamente o mestrado. O estudo verificará a exposição de gestantes residentes no meio rural aos agrotóxicos,  tanto na região das Missões, localizada no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil, como nos distritos de Braga e Porto, em Portugal.  A pesquisa será orientada pela professora Zélia Caçador Ferreira Anastácio, da UMinho, e coorientada pela professora do Campus Cerro Largo Iara Denise Endruweit Batisti. As aulas iniciaram em outubro e são realizadas de forma remota (on-line).