Matriz Curricular
Grade/Matriz Curricular: Para obtenção do título de Mestre em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em 12 (doze) créditos em disciplina obrigatória, 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas e 6 (seis) créditos em dissertação. O curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. Os componentes curriculares são os seguintes: COMPONENTES CH CR. EMENTA O, E, OL Biologia da Conservação 45h 3 Conceitos e abrangência da Biologia da Conservação. Biodiversidade (conceito, mensuração e valoração). Perda, fragmentação e degradação de habitats. Impacto e manejo de espécies exóticas. Fatores biológicos determinantes do risco de extinção. Importância ecológica e econômica dos serviços ambientais. Proteção, mitigação e restauração da diversidade e integridade biológica. Planejamento sistemático e eficiência das Unidades de Conservação. Conservação em áreas privadas: manejo de agroecossistemas visando à conservação da biodiversidade. Conservação de ecossistemas aquáticos:manejo de reservatórios e biomonitoramento. Obrigatória Gestão Ambiental Estatística Aplicada Seminários I 15h 1 Apresentação e exposição, pelo aluno, do andamento de seu trabalho de dissertação. Seminários II Estágio na Docência Interdisciplinaridade Ambiental Solos Aplicados às Ciências Ambientais Saúde Ambiental Manejo, Conservação e Monitoramento de Bacias Hidrográficas Ecologia Microbiana Monitoramento e Manejo de Fauna Toxicologia Ambiental Métodos de Levantamento da Vegetação Arbórea Química Analítica Ambiental Métodos Físicos de Análise Orgânica Remediação de Solos Contaminados Gestão de Resíduos Sólidos Controle de Poluição Atmosférica Cinética e Reatores Aplicados à Engenharia Ambiental Tratamentos para a Obtenção de Água Potável Tratamentos Complementares e Disposição Final de Águas Residuárias Tópicos Especiais I Tópicos Especiais II Tópicos Especiais III
45h
3
Economia e meio ambiente. Atividades e impactos ambientais. Legislação Ambiental. Produção integrada como sistema de gestão para o desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Processamento e resíduos. Gestão e Gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Produção mais limpa (P+L). Estudos e relatórios de impactos ambientais (EIA/RIMA). Avaliações de impactos ambientais (AIA). Sistemas de gestão ambiental (SGA). Normas ISO 14000. Implementação, operacionalização, avaliação periódica e revisão do SGA. Auditorias e perícias ambientais.
Obrigatória
45h
3
Conceitos básicos em estatística descritiva e inferencial. Análise bivariada. Análise multivariada. Testes não - paramétricos. Amostragem probabilística. Delineamento e análise de experimentos fatoriais. Métodos e Planejamento de Superfície de Resposta.
Obrigatória
Obrigatória
30h
2
Apresentação e exposição, pelo aluno, do andamento de seu trabalho de dissertação.
Obrigatória
30h
2
O objetivo principal desta disciplina é a participação do aluno de Pós - Graduação em atividades de graduação, nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Agronomia, Química e Ciências Biológicas sob a Supervisão do professor orientador, auxiliando na preparação e ministração das aulas teóricas e/ou práticas e na avaliação parcial de conteúdos programáticos.
Eletiva
45h
3
Meio ambiente e desenvolvimento nas Missões (RS). Responsabilidade socioambiental. Ciências e tecnologias ambientais: tendências. Interdisciplinaridade: conceitos e tendências. Conhecimento científico interdisciplinar. A multidisciplinaridade em questões ambientais. Projetos multidisciplinares. Interdisciplinaridade na questão socioambiental. Metodologias de pesquisa interdisciplinar para aplicações ambientais. Seminários interdisciplinares.
Eletiva
45h
3
Introdução à ciência do solo e meio ambiente. O solo como um ecossistema: funções agrícolas, ecológicas e ambientais do solo. Fatores e processos de formação do solo. Classes de solos do Brasil e sua aptidão de uso agrícola e ambiental. O solo como um sistema trifásico e dinâmico. Propriedades químicas do solo. Propriedades e processos físicos e mecânicos do solo. Dinâmica da água e dos solutos no solo. Processos de degradação do solo na agricultura: erosão e compactação de solos. Manejo e recuperação de solos agrícolas degradados.
Eletiva
45h
3
Principais parasitoses humanas. Conceitos básicos de Epidemiologia. Processo saúde - doença. Meio ambiente e saúde. Saneamento e saúde. Levantamento, caracterização e aspectos ecológicos da fauna de importância em saúde pública. Vetores de doenças e controle. Sistemas de Informação. Indicadores de saúde, ambiente e saúde ambiental.
Eletiva
60h
4
Introdução e importância das bacias hidrográficas. A bacia hidrográfica como unidade de gestão e preservação ambiental. O ciclo hidrológico. Conceituação e classificação de bacias hidrográficas. Geomorfologia e Padrões de drenagem. Vazão dos cursos d'água e o regime de águas subterrâneas. Manejo e conservação dos solos. Planejamento do uso do solo em bacias hidrográficas: aptidão agrícola e ambiental das terras, áreas agrícolas, áreas de preservação permanente, alocação de estradas. Legislação ambiental: código de uso do solo, código florestal. Impactos da agricultura sobre o solo e a água: erosão e degradação do solo e da água, poluição do solo e da água. Ambientes aquáticos e uso dos recursos hídricos. Sistema de classificação de rios e afluentes. Diversidade de habitats em sistemas lóticos. Distribuição espacial dos invertebrados bentônicos nos rios. Histórico do biomonitoramento da qualidade da água e principais conceitos relacionados. Abordagens sobre o uso de organismos bentônicos para o monitoramento de corpos hídricos. Procedimentos de coleta, triagem e identificação de macroinvertebrados. Cálculo de índices bióticos. Parâmetros físico - químicos e microbiológicos de qualidade da água. Índices de qualidade da água. Análise de estudos de caso e mapeamento de bacias hidrográficas. Proteção de nascentes. Técnicas de bioengenharia de solos para recuperação de margens de rios. Importância e função das matas ciliares.
Eletiva
45h
3
Diversidade de microrganismos: tipos nutricionais e a influência de fatores abióticos. Metabolismo microbiano. Microrganismos no ambiente. Interações ecológicas envolvendo microrganismos. Ciclos biogeoquímicos. Degradação/transformação microbiana de resíduos, poluentes e xenobióticos . Agregação de valor a resíduos agroindustriais. Biorremediação.
Eletiva
45h
3
Situação atual da fauna no Brasil e no Mundo. Impactos causados por atividades antrópicas. Legislação ambiental. Monitoramento de fauna em áreas impactadas. Efeito da caça de subsistência, da caça esportiva e da caça comercial. Manejo para mitigação dos impactos e exploração. Introdução de espécies exóticas, monitoramento e manejo destas espécies. Reintrodução e translocação de espécies nativas.
Eletiva
45h
3
Absorção e distribuição de agentes tóxicos. Metabolismo de agentes tóxicos. Interação de agentes tóxicos com alvos moleculares específicos. Efeitos tóxicos de metais de transição. Métodos de biomonitoramento genotóxico ambiental. Mutagênese, carcinogênese e teratogenêse ambiental. Efeito de plantas na degradação e toxicidade de contaminantes no solo e água. Uso das técnicas de fitorremediação para a remoção de metais pesados em solos. Estudo do efeito de metais pesados em células e tecidos vegetais.
Eletiva
45h
3
Sistema de classificação da vegetação e formações florestais no Rio Grande do Sul. Caracterização da área de estudo. Objetivos da amostragem e escolha dos métodos de levantamento. Método qualitativo: levantamento florístico, coleta de material botânico e identificação de espécies. Métodos quantitativos: conceitos básicos de amostragem, unidades amostrais, biometria florestal, suficiência amostral, parâmetros para caracterização fitossociológica, índices de diversidade e de similaridade
Eletiva
60h
4
Introdução sobre o meio ambiente: desenvolvimento, preservação, prevenção e remediação. Poluição e contaminação ambiental. Química analítica e legislação ambiental. Transporte e dispersão de poluentes no meio ambiente. Monitoramento ambiental. Poluentes emergentes. Métodos e instrumentações analíticas. Amostragem e preparação de amostras ambientais. Determinações analíticas de amostras líquidas, sólidas e gasosas. Desenvolvimento de métodos analíticos visando o monitoramento ambiental.
Eletiva
45h
3
Caracterização e elucidação estrutural de substâncias orgânicas através de métodos espectrométricos: espectrometria de massas (EM); espectroscopia no infravermelho (IV); ressonância magnética nuclear de hidrogênio (RMN 1 H); ressonância magnética nuclear de carbono (RMN 13 C); ressonância magnética nuclear de outros núcleos ( 19 F, 31 P, 15 N, ...)
Eletiva
45h
3
Características físicas, químicas e biológicas do solo. Indicadores da qualidade do solo. Poluentes emergentes dos solos. Principais fontes de contaminação dos solos. Programas de conservação do solo em microbacias. Aspectos físicos, químicos e biológicos da remediação dos solos contaminados. Plano de remediação de solos contaminados. Legislação Ambiental. Técnicas de descontaminação de solos: (i) Barreiras Reativas e Passivas; (ii) Técnicas biológicas tais como Agrária (“Land Farming”), Eiras Biológicas (“Biopiles”), Bioventilação, Atenuação Natural, Bioreabilitação in situ, Fitoremediação, Compostagem; (iii) Técnicas físico - químicas tais como Ventilação do Solo, Bioestimulação, Lavagem de Solo (“Soil flushing”), Descloração, Extração por Solventes, Solidificação/Estabilização; (iv) Técnicas térmicas tais como Dessorção Térmica, Incineração, Vitrificação; (v) Técnicas especiais tais como Eletrocinética, Técnica do Plasma; e (vi) Técnicas emergentes tais como Extração Supercrítica.
Eletiva
45h
3
Conceituação, Políticas e gestão de resíduos sólidos, Caracterização dos resíduos sólidos, geração e impactos, Políticas aplicadas e gestão de resíduos sólidos, Gestão Integrada de Resíduos, A dimensão socioeconômica da gestão dos resíduos, Gestão Ambiental e sustentabilidade, Gestão compartilhada dos resíduos sólidos, Políticas de Incentivos a gestão de resíduos, Tecnologias para Tratamento de resíduos sólidos, métodos e inovações, Utilização dos resíduos sólidos como matriz energética, Reciclagem mecânica e energética – aplicações específicas, Cenário Atual e perspectivas.
Eletiva
45h
3
Poluição do ar: introdução, fontes e efeitos. Dimensões e unidades de medida para os poluentes atmosféricos. Qualidade do ar: legislação, monitoramento e medição de emissões. Dispersão de poluentes atmosféricos. Fundamentos para o controle de poluentes atmosféricos. Controle de material particulado: coletores secos (câmaras gravitacionais, ciclones, precipitação eletrostática, filtração); coletores úmidos (lavadores). Operações para o controle de emissões de gases e vapores: separações físico - químicas (absorção, adsorção, condensação e conversão química); destruição térmica; biofiltração.
Eletiva
45h
3
Reações homogêneas em reatores ideais: cinética química; balanço material em sistemas reacionais. Reatores ideais. Obtenção e avaliação de dados cinéticos. Reações enzimáticas: cinética e aplicação em reatores homogêneos ideais. Reações microbiológicas: cinética, aplicação em reatores homogêneos ideais, reatores com reciclo de biomassa. Biorreatores heterogêneos e aspectos de transferência de massa: reatores com biomassa imobilizada – biofilmes; resistência à transferência de massa na fase líquida e na fase sólida; agitação e aeração. Reatores não ideais: curvas de distribuição de tempo de residência (DTR) e técnicas experimentais para sua obtenção; modelo de dispersão; modelo de tanques de mistura em série.
Eletiva
45h
3
Principais fontes contaminantes dos mananciais. Tratamentos convencionais para a geração de água potável. Tratamentos primários, secundários e terciários. Processos físicos, químicos, físico - químicos, biológicos e integrados. Coagulação/floculação/precipitação para o tratamento de águas. Mecanismos de atuação dos agentes coagulantes químicos e naturais. Processos avançados e técnicas emergentes para a obtenção de água potável.
Eletiva
60h
4
Características e classificação dos efluentes líquidos industriais. Legislação ambiental. Biodegradação. Processos físicos: adsorção; filtração por membranas. Processos químicos: coagulação, floculação e decantação; flotação. Processo Oxidativos Avançados (POA) : conceitos e definições; mecanismo de oxirredução; utilização de oxidantes e combinações; fotocatálise homogênea e heterogênea. Cinética das reações químicas. Reúso e reciclo de efluentes industriais. Técnicas emergentes e integração de processos.
Eletiva
45h
3
Ementa com conteúdo programático variável, proposta por um docente permanente e aprovada pelo colegiado no período em que for ofertada.
Eletiva
45h
3
Ementa com conteúdo programático variável, proposta por um docente permanente e aprovada pelo colegiado no período em que for ofertada.
Eletiva
45h
3
Ementa com conteúdo programático variável, proposta por um docente permanente e aprovada pelo colegiado no período em que for ofertada.
Eletiva