MOÇÃO Nº 2/CONSUNI/UFFS/2016

Moção de repúdio referente à violência nos conflitos pelo acesso à terra na Região Oeste do Paraná.

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vem a público manifestar sua indignação com a violência nos conflitos pelo acesso à terra na Região Oeste do Paraná, bem como com a transformação de uma questão social em procedimento policial.

 

O CONSUNI repudia mais uma ação violenta da Polícia Militar do Paraná, dessa vez ocorrida no dia 07 de abril de 2016 contra os agricultores do Acampamento Dom Tomás Balduíno. A referida atuação ocorreu no interior da área ocupada e resultou na morte de Leonir Orback, com 23 anos de idade, o qual deixa sua companheira grávida de nove meses; e Vilmar Bordim, com 44 anos de idade, que deixa três filhos. Além dos mortos, outros seis agricultores restaram feridos, sendo dois deles em estado grave, internados em Cascavel-PR.

 

Pelo conjunto das condições apresentadas na ação policial, fica evidenciada a violação de direitos humanos, seja pela presença do policiamento no local no tocante às características de emboscada, seja pela desproporcionalidade da atuação dos policiais contra os acampados.

 

Diante da situação exposta, esse Conselho exige uma rápida, eficiente e, principalmente, isenta investigação dos fatos, a fim de que se verifique: a) a demora pelo socorro às vítimas; b) a possível execução das vítimas pelos policiais; c) a falta de isolamento no local, o que comprometeu a preservação das provas e não permitiu uma melhor análise técnica nas investigações; e d) o atendimento desumano aos feridos, especialmente os mais graves, para apuração e punição dos responsáveis.

 

4ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário.

Data do ato: Chapecó-SC, 14 de abril de 2016.
Data de publicação: 30 de março de 2017.

Antônio Inácio Andrioli
Presidente do Conselho Universitário em exercício