MOÇÃO Nº 3/CONSC RE/UFFS/2021

MOÇÃO DE REPÚDIO À CAPES PELO ATRASO NO PAGAMENTO DAS BOLSAS DOS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID

 

O Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em defesa dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), vem a público repudiar o atraso no pagamento das Bolsas dos Programas, pelas quais a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável.

Nos programas, docentes e discentes participam como residentes, pibidianos, supervisores, preceptores, orientadores, coordenadores e voluntários.

Devido à pandemia de COVID-19, os integrantes tiveram que se adaptar à nova realidade educacional de ensino remoto. No entanto, o trabalho formativo continuou sendo desenvolvido, muitas vezes em condições estruturais difíceis e que demandam maior aporte financeiro.

A despeito dessas dificuldades, todos os participantes têm cumprido suas incumbências de acordo com o exigido pelos regulamentos dos referidos programas. O atraso nos pagamentos afeta principalmente os estudantes que utilizam as bolsas para arcar com necessidades básicas (água, luz, alimentação e moradia) e para pagar despesas com tecnologias de acesso à internet, para além de outras que já fazem parte do contexto de um estudante, mesmo de instituição pública de ensino. Afeta ainda a formação dos estudantes, permanência nos cursos e precariza ainda mais o trabalho formativo.

Sala das sessões do Conselho do Campus (em caráter excepcional, por aplicativo de reuniões on-line), 10ª Sessão Ordinária, em Realeza – PR, 8 de novembro de 2021.

Data do ato: Realeza-PR, 08 de novembro de 2021.
Data de publicação: 09 de novembro de 2021.

Marcos Antônio Beal
Presidente do Conselho de Campus Realeza