MOÇÃO Nº 1/CONSCER/UFFS/2020

MOÇÃO DE REPÚDIO

O Conselho de Campus Erechim manifesta seu repúdio à perseguição sofrida pelo professor doutor Fábio Francisco Feltrin de Souza na oferta do componente curricular Seminário Temático “Divas Pop e a subversão das identidades”.

Cabe destacar que a disciplina está em conformidade com os Princípios, Finalidades e Objetivos presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da UFFS a saber “(...)V - defesa da dignidade e dos direitos humanos e combate aos preconceitos de qualquer natureza; VI - respeito à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, e apreço à tolerância no acolhimento de posicionamentos e posturas acadêmicas divergentes”.

O Curso de Licenciatura em História apresenta em sua trajetória uma série de atividades que tiveram como principal característica a diversidade de temas, evidenciando a miríade de possibilidades de pesquisa e o enriquecimento na formação acadêmica dos graduandos, futuros professores de História. A disciplina “Seminário Temático” tem como diferencial, a possibilidade do Curso atender as demandas e interesses dos acadêmicos, sejam eles da área da História ou de outros cursos do campus, em aprofundar o conhecimento a partir de sólidos referenciais teórico-metodológicos e sob a orientação de professores com produção historiográfica reconhecida e relacionada a estes assuntos.

Este conselho repudia ainda a censura à matéria de divulgação do componente curricular, produzida pelo jornalista Wagner Lenhardt, da Assessoria de Comunicação do Campus Erechim, sob o título “Disciplina do curso de História utiliza cantoras pop na abordagem de temas contemporâneos”. A matéria, publicada nos canais de comunicação da Universidade e enviada aos veículos de imprensa no dia 18 de março, foi retirada da página da UFFS na rede social Facebook (https://www.facebook.com/uffsonline) pouco após sua publicação.

Data do ato: Erechim-RS, 29 de maio de 2020.
Data de publicação: 01 de junho de 2020.

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim