MOÇÃO Nº 1/CES/UFFS/2017

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE E DE REPÚDIO

O Conselho Estratégico Social (CES) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) manifesta sua solidariedade às 180 (cento e oitenta) famílias de agricultores sem-terra que encontravam-se no Acampamento Marcelino Chiarello, localizado entre os municípios de Xanxerê e Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, cuja área está em nome do INCRA. Essas famílias estavam acampadas naquele local há cerca de um ano e meio e foram violentamente despejadas no dia 29 de novembro de 2017. Na ocasião, além de suas moradias, toda sua produção também foi destruída.

Demonstramos ainda o apoio às famílias camponesas despejadas de forma truculenta no último dia 1º de dezembro de 2017, no Vale do Alecrim no município de Pinhão, no Paraná. Vale salientar que as famílias estavam residindo no local há mais de 25 (vinte e cinco) anos, tendo assim, a sua identidade constituída na comunidade.

Outrossim, expressamos nosso repúdio à forma como as ações de despejo foram executadas, uma vez que ferem os direitos humanos da população. São famílias inteiras desalojadas e feridas em seu prospecto de vida, desestabilizando, desse modo, relações sociais, culturais e identitárias da vida em comunidade.

Nesse sentido e profundamente sensibilizados com as mulheres, homens e crianças que perderam o seu “chão”, reivindicamos da parte do Estado, uma solução adequada para essas comunidades que foram desestruturadas e desestabilizadas.

 

2ª Sessão Ordinária do Conselho Estratégico Social
Chapecó-SC, 11 de dezembro de 2017
 

Data do ato: Chapecó-SC, 11 de dezembro de 2017.
Data de publicação: 14 de dezembro de 2017.

Justina Inês Cima
Presidente do Conselho Estratégico Social

Documento Histórico

MOÇÃO Nº 1/CES/UFFS/2017