MANIFESTAÇÃO Nº 1/CONSUNI/UFFS/2019

MANIFESTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NACIONAL

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), reunido em sessão ordinária no dia 14 de maio de 2019, torna público seu posicionamento frente aos bloqueios orçamentários das verbas para a educação, realizados pelo Governo Federal.

A UFFS soma-se aos movimentos organizados pelas Instituições Federais de Educação, pelas categorias profissionais de servidores docentes e técnico-administrativos em educação, pelo corpo estudantil, demais instituições educacionais e órgãos da sociedade civil, parlamentares, agentes públicos e todos os defensores da educação pública. Reafirmamos nosso comprometimento na defesa da educação pública, promotora do desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental através da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Repudiamos ainda o uso do orçamento público como instrumento de chantagem para aprovação de reformas de estado que penalizam a sociedade brasileira.

Frente a este cenário de retrocesso na educação pública no Brasil, em especial nas instituições públicas, e com o intuito de garantir uma educação inclusiva, pública, de qualidade e gratuita, nos somamos às manifestações que ocorrem em todo o país, apoiando as ações dos movimentos em defesa da educação, das IFES e do orçamento público. 

 

Data do ato: Chapecó-SC, 14 de maio de 2019.
Data de publicação: 24 de setembro de 2019.

Jaime Giolo
Presidente do Conselho Universitário