EDITAL Nº 908/GR/UFFS/2021

ADMISSÃO DE CANDIDATOS EM DISCIPLINA ISOLADA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna público o edital de admissão de alunos às vagas em disciplina isolada no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR/UFFS), mediante Processo Seletivo, com validade para o ingresso no segundo semestre letivo de 2021.
 
1 DO PÚBLICO-ALVO
1.1  Poderão se inscrever no Processo Seletivo para a admissão em disciplina isolada no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável interessados que:
I -  sejam portadores de diploma de curso superior ou certificado de conclusão de graduação, reconhecidos pelo MEC, ou
II -  estejam vinculados a Programas de Pós- graduação Stricto sensu de IESs nacionais ou estrangeiras, reconhecidas pela CAPES, e
III -  candidatos que não tenham concluído curso de graduação, desde que estejam cursando o último semestre.
 
2 DAS VAGAS
2.1  Serão ofertadas até 15 vagas divididas entre as seguintes disciplinas eletivas do PPGADR no semestre 2021.2:
DISCIPLINAS ELETIVAS
VAGAS
CRÉDITOS
DIA/TURNO
Aquicultura Agroecológica
Até 05
03
Segunda-feira/noite
Gênero e Agroecologia
Até 05
03
Terça-feira/manhã
Sistemas Agrossilvipastoris
Até 05
03
Quarta- feira/tarde
2.2  O candidato poderá se inscrever em uma ou mais disciplinas ofertadas pelo edital.
2.3  As disciplinas serão ofertadas conforme Quadro de Horários 2021.2, disponível no site oficial (www.uffs.edu.br/ppgadr> Quadro de Horários).
 
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1  As inscrições serão realizadas exclusivamente por e-mail, no seguinte endereço: sec.ppgadr@uffs.edu.br, no período de 15 à 20 de outubro de 2021.
3.2  O formulário da inscrição estará disponível no site www.uffs.edu.br/ppgadr >Ingresso >Processo Seletivo - Disciplinas isolada > Formulário de inscrição disciplina isolada 2021.2.
3.3  Para a inscrição, o candidato deverá acessar e preencher o formulário, e anexar os seguintes documentos em formato PDF:
I -  Curriculum Vitae , preferencialmente, na versão fornecida pela Plataforma Lattes do CNPq, não documentado.
II -  Documento de identidade com foto, e no caso de estrangeiro, Registro Nacional Migratório (RNM) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou documento que comprove a solicitação destes documentos na Polícia Federal;
III -  CPF;
IV -  Diploma de curso de nível superior, reconhecido pelo MEC, ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula, ou de que o candidato esteja matriculado/cursando o último semestre do curso de graduação;
V -  Histórico Escolar de Graduação;
VI -  Se for o caso, comprovante de que é aluno regular em outro Programa de Pós-graduação Stricto sensu.
3.4  Não serão aceitas inscrições pelo correio e presenciais, apenas via e-mail.
3.5  Os arquivos não devem ultrapassar 10mb de tamanho máximo, no total.
 
4 DA ANÁLISE DO PEDIDO
4.1  O pedido de inscrição do candidato será avaliado pelo professor da disciplina, a partir da análise do Curriculum Vitae.
4.2  O resultado da seleção será divulgado no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br) contendo exclusivamente a relação dos candidatos selecionados.
4.3  O processo de seleção é de responsabilidade do professor da disciplina.
 
5 DO CRONOGRAMA
5.1  As etapas do Processo Seletivo ocorrerão conforme o cronograma:
ETAPAS
DATA
Inscrições por e-mail
15 a 20/10/2021
Análise dos pedidos
22 a 25/10/2021
Divulgação dos resultados
27/10/2021
Período para análise e publicação do resultado do recurso
29/10/2021
Matrícula dos alunos selecionados - online
01 a 03/11/2021
5.2  É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar, no sítio da UFFS, a divulgação do resultado e de eventuais alterações no cronograma acima.
 
6 DOS RECURSOS
6.1  O candidato poderá interpor recurso de todas as etapas em até 1 (um) dia útil após a publicação no sítio da UFFS, exclusivamente pelo e-mail: sec.ppgadr@uffs.edu.br com cópia para posg.agroecologia@uffs.edu.br e deverá conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de recurso.
6.2  Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.
6.3  A decisão será disponibilizada no prazo de 1 (um) dia útil após o encerramento do prazo de recurso, na Secretaria Acadêmica de Pós-graduação.
 
7 DA MATRÍCULA
7.1 As matrículas serão realizadas nos dias 01 a 03 de novembro de 2021.
7.2  O candidato selecionado deverá efetuar a matrícula exclusivamente por e-mail, no endereço sec.ppgadr@uffs.edu.br, enviando a documentação necessária, legível, exclusivamente em formato PDF, ficando condicionada a apresentação dos documentos originais quando do retorno das atividades presenciais para a validação da matrícula.
7.3  A secretaria do programa enviará o e-mail de confirmação do recebimento da documentação e da matrícula em até 24 horas.
7.4  O candidato selecionado que não realizar a matrícula nesse período perderá direito à vaga.
7.5  Os documentos para matrícula serão informados no edital de divulgação dos resultados.
 
8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1  O candidato, ao submeter o formulário de inscrição, declara que leu e concorda com as normas deste Edital.
8.2  Ao aluno na condição de matrícula em disciplina isolada não será garantida a matrícula como aluno regular em futuros processos seletivos do PPGADR.
8.3  A oferta de componentes curriculares está condicionada a matrícula de 05 (cinco) alunos regulares (Art. 107, RESOLUÇÃO Nº 18/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2016).
8.4  A qualquer tempo, se constatada a apresentação de documentos e/ou assinaturas inidôneas, será considerada cancelada a inscrição do candidato.
8.5  Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Coordenação do PPGADR.
 
 

Data do ato: Chapecó-SC, 08 de outubro de 2021.
Data de publicação: 08 de outubro de 2021.

Marcelo Recktenvald
Reitor

Documento Histórico

EDITAL Nº 908/GR/UFFS/2021