EDITAL Nº 412/GR/UFFS/2019

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO INTERNO DE DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGH/UFFS

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a chamada para o credenciamento de docente da UFFS para o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Curso de Mestrado, com ingresso em 2019/2.
 
1 FINALIDADE
1.1  Credenciar 01 (um) professor efetivo da UFFS para compor o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade Federal da Fronteira Sul.
 
2 DA VAGA
2.1  Será ofertada 1 (uma) vaga para docente permanente no Programa de Pós-graduação em História, Curso de Mestrado, com início das atividades previstas para o segundo semestre de 2019.
2.2  O preenchimento da vaga ofertada fica condicionado à aprovação do pedido de credenciamento pela linha de pesquisa e posterior análise do Colegiado do PPGH, obedecendo-se o quantitativo destacado na tabela abaixo:
Linha de Pesquisa
Nº de vagas
História dos movimentos e das relações sociais.
1
2.3  O preenchimento da vaga ofertada fica condicionado à aprovação de um candidato. Caso não haja inscritos ou candidatos aprovados, será aberto novo edital.
 
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1  As inscrições devem ser realizadas de 22/04/2019 a 26/04/2019 , de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação, na sala 309, bloco da Biblioteca, Campus Chapecó, sito à Rod. SC 484 Km 02, Bairro Fronteira Sul, CEP 89801-001, Chapecó-SC.
3.2  O pedido de credenciamento deve ser realizado pelo professor solicitante, presencialmente ou mediante procuração registrada em cartório. O solicitante deve entregar os seguintes documentos:
I -  Formulário de inscrição assinado; (ANEXO I)
II -  Currículo Lattes atualizado, formato completo padrão (não documentado); caso necessário, poderão ser solicitados comprovantes aos candidatos (item 4.).
III -  Plano de trabalho do docente junto ao PPGH-UFFS, composto por:
a)  Plano de Ensino;
b)  Plano de Pesquisa;
c)  Proposta de Extensão/Cultura.
 
4 CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE QUALITATIVOS
4.1  A avaliação dos pedidos de credenciamento, para selecionar professores pesquisadores com perfil de relevância científico-acadêmica na área de concentração e linha de pesquisa do PPGH-UFFS, levará em consideração os seguintes critérios:
a)  Possuir título de doutor na área de História ou em área afim e que preferencialmente, não esteja vinculado a outros Programas de Pós-Graduação da UFFS.
b)  Aderência da produção intelectual ao longo da carreira, com foco nos últimos quatro anos, compatível com a área/linha de interesse do professor candidato e a área de concentração do PPGH-UFFS, observando-se os critérios estabelecidos no documento de área da Capes - História.
c)  Ter projeto de pesquisa aprovado na área de História/Ciências Humanas, em editais internos ou externos, com ou sem recursos ou bolsa, com aderência à linha de pesquisa pretendida entre os anos de 2015 e 2019.
d)  Tempo de ensino ou atividade de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras.
e)  Orientações em iniciação científica, TCC, dissertações de Mestrado ou teses de Doutorado realizadas em Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, com destaque na área de História.
f)  Participação em bancas de iniciação científica, TCC, dissertações de Mestrado ou teses de Doutorado, em Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras.
g)  Possuir vínculo com grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, com aderência à linha de pesquisa a qual concorre.
h)  Elaboração do Plano de Trabalho do candidato ( conforme item 5.1 ), com aderência às áreas de interesse da linha a qual concorre à vaga no PPGH-UFFS.
4.2  A pontuação será atribuída da seguinte forma:
Pontuação
Documento
30%
Currículo Lattes (produção pontuada de acordo com a tabela da Área de História/CAPES)
20%
Plano de Ensino
30%
Plano de Pesquisa
20%
Proposta de Extensão/Cultura
 
5 PLANO DE TRABALHO
5.1  O Plano de trabalho deve ser composto por três documentos, conforme quadro a seguir:
DENOMINAÇÃO
ATIVIDADE/CONTEÚDO
Plano de Ensino
Apresentar um Plano de Ensino de uma disciplina da atual grade curricular do PPGH/UFFS e indicar uma ou mais disciplinas do atual APCN que poderá lecionar, justificando a escolha.
Plano de Pesquisa
Apresentar um Projeto de Pesquisa (institucionalizado ou inédito) a ser desenvolvido no âmbito do PPGH/UFFS; no projeto, além da proposta de pesquisa, devem constar a) memorial relativo à experiência como docente/pesquisador; b) argumentação sobre a aderência do projeto e da produção docente à linha do PPGH; c) indicativo da produção prevista para o próximo quadriênio (número de artigos, livros ou capítulos de livro que devem resultar do projeto; para quais revistas/editoras pretende submeter); d) indicação com justificativa de possíveis colaboradores dentro do quadro permanente do PPGH para desenvolvimento de projetos conjuntos (institucionalizados ou inéditos).
Proposta de Extensão/Cultura
Apresentar um Projeto de Extensão e/ou cultura a ser desenvolvido no âmbito do PPGH/UFFS.
 
6 DO CRONOGRAMA
6.1  As etapas do processo de credenciamento de docentes no PPGH-UFFS ocorrerão conforme o cronograma a seguir:
ETAPAS
DATAS
Período de inscrições
22/04/2019 a 26/04/2019
Divulgação da relação de inscrições homologadas
09/05/2019
Prazo para interpor recurso em relação ao pedido de inscrição
10/05/2019
Resultado provisório dos docentes aprovados para credenciamento
28/05/2019
Prazo para interpor recurso em relação ao resultado provisório
29/05/2019
Homologação da relação de docentes aprovados para o credenciamento no PPGH
A partir de 07/06/2019
6.2  É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar, no sítio da UFF (https://www.uffs.edu.br/campi/chapeco/cursos/mestradoch/mestrado-em-historia/corpo-docente/credenciamento-de-docentes) a divulgação dos resultados e de eventuais alterações deste edital.
 
7 DOS RECURSOS
7.1  O candidato poderá interpor recurso do resultado da classificação provisória do processo de credenciamento, em até 24 horas após a publicação do resultado da avaliação dos pedidos de credenciamento no sítio da UFFS.
7.2  Os recursos deverão ser protocolados, presencialmente, Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação, na sala 309, bloco da Biblioteca, Campus Chapecó, sito à Rod. SC 484 Km 02, Bairro Fronteira Sul, CEP 89801-001, Chapecó-SC, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, exceto feriados e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.
7.3  Após a apreciação do recurso pela Banca Examinadora, constituída de pelo menos 3 docentes da Comissão de Seleção (PORTARIA Nº 1463/GR/UFFS/2018), será emitido parecer no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o encerramento do prazo de recurso.
7.4  O parecer será enviado por e-mail ao candidato.
 
8 DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1  O candidato, ao assinar o requerimento de inscrição, declara que leu e concorda com as normas deste Edital.
8.2  Os casos omissos neste Edital serão analisados e deliberados pelo Colegiado do PPGH - UFFS.
 
ANEXO I
 
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
 
IDENTIFICAÇÃO
Nome do candidato:
SIAPE:
Campus de lotação:
RG:
CPF:
ENDEREÇO
Rua e Nº:
Bairro:
Cidade:
UF:
CEP:
CONTATO
Telefone:
Telefone 2:
E-mail:
FORMAÇÃO
Graduação em:
Instituição:
Ano conclusão:
Mestrado em:
Instituição:
Ano conclusão:
Doutorado em:
Instituição:
Ano conclusão:
Declaro que li e concordo com as normas deste Edital.
 
Local e Data
 
Assinatura do candidato
 
Checklist (uso da Comissão)
(__) Currículo Lattes (com comprovante de publicações)
(__) Plano de Trabalho
(__) Plano de Ensino
(__) Plano de Pesquisa
(__) Proposta de Extensão/Cultura
 

Data do ato: Chapecó-SC, 03 de abril de 2019.
Data de publicação: 03 de abril de 2019.

Jaime Giolo
Reitor

Documento Histórico

EDITAL Nº 412/GR/UFFS/2019