ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCQLCL/UFFS/2018

Delibera sobre a organização das atividades de Estágio Curricular Supervisionado das matrizes dos Projetos Políticos Pedagógicos 2013 e 2018 no Curso de Graduação em Química – Licenciatura.

A Coordenação do Curso de Graduação em Química – Licenciatura – Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso registrada na Ata nº 14 de 13 de dezembro de2018,

 

DELIBERA:

 

Art. 1º Alterar a redação do Projeto Pedagógico do curso de Química – Licenciatura matriz 2013, adequando aos termos que prescreve a Resolução 4/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018:

 

Parágrafo único: No Art. 10º do Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Química – Licenciatura matriz 2013, onde se lê:

 

Art. 10º A carga horária das atividades dos Componentes Curriculares que integram o Estágio Curricular Supervisionado deverá ser assim distribuída:

 

30% para atividades de orientação;

30% para atividades exclusivas de planejamento.

40% para atividades teórico-práticas destinadas à regência de classe ou atividades de execução das atividades do estágio quando não for de regências, sendo relativas à organização, planejamento, conhecimento da realidade e contextualização, administração e gestão escolar;


Leia-se:

 

Art. 10° O Estágio Curricular Supervisionado do curso de Química Licenciatura matriz 2013 será realizado a partir da fase, compreendendo 27 créditos, com carga horária correspondente a 405 horas, assim distribuídos:

 

 

 

 

Carga horária (em horas)

 

Total

I – aulas teórico/práticas presenciais, incluindo seminários de apresentação e/ou avaliação de estágio

II – Elaboração de plano de estágio e do relatório de avaliação, desenvolvido pelo estudante, sob orientação de um docente da UFFS, incluindo horas de estudo individual para leitura e análise da bibliografia pertinente.

 

III– atividades de estágio desenvolvida pelo estudante, no campo de estágio, sob supervisão de um profissional da unidade concedente do estágio e acompanhamento das ações pelo docente responsável pelo CCR

Estágio Curricular Supervisionado I: Gestão Escolar

105 h

60h

15h

30h

Estágio Curricular Supervisionado II

90 h

45h

15h

30h

Estágio Curricular Supervisionado III

105 h

60h

15h

30h

Estágio Curricular Supervisionado IV

105 h

60h

15h

30h

 

Art. 2º Alterar a redação do Projeto Pedagógico do curso de Química – Licenciatura matriz 2018, adequando aos termos que prescreve a Resolução 4/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018:

 

Parágrafo único: No Art. 7º do Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Química – Licenciatura matriz 2018, onde se lê:

 

Art. 7º A carga horária das atividades dos Componentes Curriculares que integram o Estágio Curricular Supervisionado está assim distribuída:

 

● 65% para atividades de aulas teóricas de estágio, de orientação formal dos planos na Universidade e para atividades exclusivas de organização, planejamento das ações de estágio, desenvolvidas na Universidade na presença do professor do componente curricular.

 

● 35% para atividades teórico – práticas destinada à regência de classe ou atividades de execução das atividades do estágio quando não for de regência, sendo relativas ao conhecimento da realidade, contextualização, administração e gestão escolar e implementação de projetos, execução de pesquisas ou ações socioeducativas de educação não-formal, sempre com orientação e acompanhamento do professor formador do componente curricular, bem como com visitas sistemáticas ao campo de estágio.

 

Leia-se:

 

Art. 7º A carga horária das atividades dos Componentes Curriculares que integram o Estágio Curricular Supervisionado está assim distribuída:

 

 

Carga horária (em horas)

 

Total

I - aulas teórico/práticas presenciais, incluindo seminários de apresentação e/ou avaliação de estágio

II – Elaboração de plano de estágio e do relatório de avaliação, desenvolvido pelo estudante, sob orientação de um docente da UFFS, incluindo horas de estudo individual para leitura e análise da bibliografia pertinente

III – atividades de estágio desenvolvida pelo estudante, no campo de estágio, sob supervisão de um profissional da unidade concedente do estágio e acompanhamento das ações pelo docente responsável pelo CCR

Estágio Curricular Supervisionado: Gestão Escolar

90 h

45 h

15h

30h

Estágio Curricular Supervisionado: Pesquisa no Ensino de Ciências

90 h

45 h

15h

30 h

Estágio Curricular Supervisionado: Ciências no Ensino Fundamental

105 h

60h

15h

30 h

Estágio Curricular Supervisionado: Química no Ensino Médio

105 h

60h

15h

30 h

Estágio Curricular Supervisionado: Educação Não Formal

90 h

45 h

15h

30 h

 

Art. 3º Esta decisão entra em vigor a partir da data de homologação do documento, pela PROGRAD.

 

Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Química – Licenciatura do Campus Cerro Largo, 14ª Reunião Ordinária, em 13 de dezembro de 2018.

 

Prof. Rosália Andrighetto

Coordenadora do Curso de Graduação em Química – Licenciatura

UFFS – Campus Cerro Largo

Homologado pela Pró-reitoria de Graduação/PROGRAD

Data do ato: Cerro Largo-RS, 13 de dezembro de 2018.
Data de publicação: 14 de janeiro de 2019.

Rosalia Andrighetto
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Química do Campus Cerro Largo