ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCPLS/UFFS/2020

Delibera ad referendum sobre inserção de Componentes Curriculares no roll de optativos do Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, Campus Laranjeiras do Sul, matriz 2018.

O Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura do Campus Laranjeiras do Sul, na condição de Presidente do Colegiado e no uso de suas atribuições legais;

CONSIDERANDO decisão tomada pelo Colegiado do Curso, em reunião realizada no dia 29 de outubro de 2019, registrada na Ata nº 06/CCLP-LS/UFFS/2019;

CONSIDERANDO a aprovação do Ato Deliberativo Nº 02/CCLP-LS/UFFS/2019, em 29 de outubro de 2019 e enviado à PROGRAD;

CONSIDERANDO que os CCRs Optativos criados, neste Ato, integrados à Matriz 2018, serão migrados para a nova matriz do curso, em acordo com a Matriz expressa pelo Ato Deliberativo Nº 02/2019 e os ajustes necessários ao mesmo como reformulação curricular; e que há garantia de que os alunos não terão nenhum tipo de prejuízo;

CONSIDERANDO as necessidades legais e pedagógicas com relação ao cumprimento do que estabelece a Resolução nº 3/CONSUNI/CGAE/UFFS/2019, de 19 de março de 2019, que altera a Resolução nº 09/2017-CONSUNI/CGAE referente regulamentação da estrutura do Domínio Conexo entre os cursos de licenciatura dos campi da Universidade Federal da Fronteira Sul;

CONSIDERANDO o conteúdo da Portaria nº 31/PROGRAD/UFFS/2019 que aprova a caracterização do Domínio Conexo entre as licenciaturas do Campus Laranjeiras do Sul, retificada pela Portaria nº 35/PROGRAD/UFFS/2019 que apenas alterou o nome do CCR Política Educacional e Educação no Brasil para Política Educacional e Legislação do Ensino no Brasil;

CONSIDERANDO o disposto no Artigo 17-A da RESOLUÇÃO Nº 4/2014 –CONSUNI/CGRAD, que Aprova o Regulamento da Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul;

CONSIDERANDO a necessidade de viabilização, em tempo hábil, da oferta a partir do primeiro semestre de 2020 de novos Componentes Curriculares em consonância à proposta de reestruturação, ora em trâmites de análise na PROGRAD e CGAE, que visa alterações de carga horária na matriz Curricular do Projeto Pedagógico do Curso, que por sua vez não acarretarão alterações nas ementas e que a supressão e inclusão de CCRs, bem como a redução da carga horária e tempo de integralização não terão efeitos sobre os objetivos nem sobre o perfil do egresso do Curso;

DELIBERA:

Art. 1º Inserir no “Quadro 9: Componentes Curriculares Optativos” do PPC do curso de Pedagogia – Licenciatura do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul, os seguintes componentes curriculares:

 

Código

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

Créditos

Horas

GCH1209

Psicologia da educação e teorias da aprendizagem

4

60

GCH1319

Organização do trabalho pedagógico: extensão escolar

4

60

GCH1320

Didática na Educação Infantil

3

45

GCH1322

Organização do Trabalho Pedagógico: Magistério para formação de professores no Ensino Médio

3

45

GCH1323

Organização do Trabalho Pedagógico: Educação de Jovens e Adultos

3

45

GCH1321

Organização do Trabalho Pedagógico: Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

4

60

GCH1214

Estágio Curricular I

5

75

 

Parágrafo único – Ficam abaixo representadas as informações dos Componentes Curriculares inseridos no roll dos optativos do PPC do curso, matriz 2018:

 

Código

Componente Curricular

Créditos

Horas

GCH1209

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM

4

60

Ementa

O desenvolvimento humano e suas relações com o ensino e aprendizagem. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Principais abordagens teóricas da psicologia da educação e suas implicações para a organização dos processos pedagógicos de ensino e aprendizagem escolar. Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo como resultado de interações sociais. Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação.

Objetivo

Compreender as teorias da Psicologia aplicadas a educação. Compreender a relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano.

Referência Básica

COLL, César; Palácios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Coleção Psicologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996

LEONTIEV, Alexis. Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. 4 ed. Rio Janeiro: Centauro, 2007.

LANE, Silvia Tatiana Maurer. Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense.

2017.

PIAGET, J. A Psicologia da inteligência. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WALLON, H. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Estampa, 1986.

Referência Complementar

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de. DANTAS, Heloisa. Piaget, Vygotsky,Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

OLIVEIRA, Marta Kohl. VYGOTSKY: desenvolvimento e aprendizado um processosócio histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

PIAGET, Jean. & INHELDER, Bärbel. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Ed.,1998.

BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

BIAGGIO, Â. M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PATTO, M. H. S. (Org.) Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, PP. 127-132.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1319

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: EXTENSÃO ESCOLAR

4

60

EMENTA

Prática orientada sobre a organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar sob a perspectiva da relação da escola com a comunidade. Espaços de participação da comunidade no processo de ensino e aprendizagem dos filhos na escola. Mecanismos de interlocução entre comunidade-escola e escola-comunidade. Sistematização e implementação de projetos nos processos de gestão da coordenação pedagógica da escola e da sua relação com a comunidade e com as práticas sociais.

OBJETIVO

Desenvolver atividades de extensão, orientadas pela pesquisa-ação, voltadas para o conhecimento e a caracterização social das comunidades atendidas pela Escola.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ADDOR, Felipe. Extensão e políticas públicas: o agir integrado para o desenvolvimento Social. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante: o saber da partilha. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1990.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. O Trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2014. (Magistério: formação e trabalho pedagógico).

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1321

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ENSINO FUNDAMENTAL - 1º AO 5º ANO

4

60

EMENTA

Prática orientada sobre a organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. Vivência nas instituições de ensino do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, na rede pública municipal. Identificação dos aspectos fundamentais da organização curricular, do planejamento, da gestão, do ensino-aprendizagem e da avaliação do 1º ao 5º ano no Ensino Fundamental.

OBJETIVO

Compreender aspectos fundamentais da organização curricular, do planejamento, da gestão, do ensino-aprendizagem e da avaliação no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BRANDÃO, C. da F. Estrutura e funcionamento do ensino. São Paulo: Avercamp, 2009.

CURY, Carlos R. Jamil. Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre. Mediação, 1998.

XAVIER, Maria Luisa M.; ZEN, Maria Isabel H. Dalla (Org.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

FONTANA, Roseli A. C.. A mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996.

FREITAS, M.T. A. Vygotsky e Bakhtin: psicologia e Educação; um intertexto. São Paulo: Ática/EDUUFJF, 2002.

LIBÂNEO, José C., OLIVEIRA, João F., TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÒMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 10 ed. São Paulo: Libertad, 2000.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1320

DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

3

45

EMENTA

Concepções de infância: teoria e prática e realidade da escola: Perspectivas teórico-metodológicas e suas implicações no aprendizado: diferentes abordagens, conteúdos e modos de conceber a elaboração conceitual na infância. Implicações sobre as modalidades de atendimento às crianças de 0 a 6 anos envolvendo as relações entre o cuidar e o educar. Contribuições teóricas atuais sobre o desenvolvimento infantil (perspectiva sociointeracionista) e suas implicações sobre a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil a partir da caracterização da realidade da educação infantil.

OBJETIVO

Compreender a racionalidade presente na infância, a partir do ponto de vista da criança, bem como os caminhos para o ensino e o desenvolvimento de técnicas capazes de transmitir o conhecimento, levando em consideração a condição socioeconômica-cultural da criança.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos Pedagógicos na educação Infantil. Artmed: Porto Alegre, 2008.

CRAIDY, Carmem, KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 1998.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ARIÉS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989.

FELTRAN, Antônio. et al. Técnicas de ensino: Por que não? 12 ed. São Paulo: Papirus, 2001.

FUSARI, José Carlos. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. São Paulo: FDE, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Contexto, 2006.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Aida Maria Monteiro (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1322

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: MAGISTÉRIO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO

3

45

EMENTA

Prática orientada sobre a organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar no Ensino Médio. Vivência nas instituições de ensino do Ensino Médio, na rede pública de ensino. Identificação dos aspectos fundamentais da organização curricular, do planejamento, da gestão, do ensino-aprendizagem e da avaliação no Ensino Médio.

OBJETIVO

Compreender aspectos fundamentais da organização curricular, do planejamento, da gestão, do ensino-aprendizagem e da avaliação no Magistério para formação de professores no Ensino Médio

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 2001.

DUARTE, Newton (Org.). Sobre o construtivismo: contribuições para uma análise crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2013.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2003.

BORDENAVE, Juan Días. PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

_____. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 22. ed. São Paulo: Libertad, 2012.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1323

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

3

45

EMENTA

Prática orientada sobre a organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Vivência nas instituições de ensino da Educação de Jovens e Adultos, na rede pública de ensino. Identificação dos aspectos fundamentais da organização curricular, do planejamento, da gestão, do ensino-aprendizagem e da avaliação na EJA.

OBJETIVO

Compreender aspectos fundamentais da organização curricular, do planejamento, da gestão, do ensino-aprendizagem e da avaliação na Educação de Jovens e Adultos.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

GADOTTI, Moacir e ROMAO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos teorias práticas e propostas. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PINTO, Álvaro Vieira. 7 lições sobre educação de adultos. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2005.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da esola. São Paulo: Cortez, 2017.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.

PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Loyola, 2003

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.

RIBEIRO, Vera Masagão. (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

 

Código

Componente Curricular

Créditos

Horas

GCH1214

ESTÁGIO CURRICULAR I

5

75

Ementa

Observação e análise dos processos pedagógicos na escola. A docência e a organização do trabalho pedagógico na escola. Organização e funcionamento dos processos de gestão educacional e de coordenação pedagógica. Aspectos da Gestão democrática. PPP e regimento escolar. Formação continuada e produção de conhecimento na escola. A relação escola e comunidade.

Objetivo

Compreender a organização e o funcionamento da escola. Caracterizar as principais instâncias de organização e representação coletiva na escola. Problematizar a organização pedagógica na escola e as implicações e possibilidades de constituição de uma escola pública democrática e participativa.

Referência Básica

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. – 4ª ed. – Campinas: Autores Associados, 2007.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4 ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Marisa R. T. (Org.). Política e trabalho na escola: administração dos sistemas públicos de educação básica. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Referência Complementar

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SANDONO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs.). Instituições Escolares no Brasil: conceitos e reconstrução histórica. – Campinas; SP: Autores Associados, UEPG, 2007.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. Educação Escolar: que prática é essa? – Campinas, SP: Autores

Associados, 2001.

VASCONCELOS, Celso dos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto políticopedagógico: Elementos metodológicos para elaboração e realização. 16 ed. São Paulo: Libertad, 2006.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção

possível. 24. ed. Campinas: Papirus, 2005.

 

Art. 2º Esta decisão entra em vigor na data de sua publicação.

 

GRACIALINO DA SILVA DIAS

Coordenador do Curso de Pedagogia e Presidente do Colegiado

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 14 de fevereiro de 2020.
Data de publicação: 17 de fevereiro de 2020.

Gracialino da Silva Dias
Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus Laranjeiras do Sul